sábado, 26 de novembro de 2011

Eu sou um nativo ou imigrante digital?





Eu sou um nativo ou imigrante digital?

Em julho deste ano, iniciando o curso de Formação Continuada para professores de Português da rede estadual , me deparei com a pergunta acima e adorei! Logo procurei no Google um texto ou qualquer outra informação sobre o tema e seguindo o link: http://www.mundodastribos.com/diferencas-entre-imigrantes-e-nativos-digitais.html descobri um texto bacana e a seguir um quiz da Revista Época, que prontamente respondi. Não me espantei com o resultado: “ Você tem grandes chances de ser um nativo”, pois tenho buscado a familiarização digital faz algum tempo. É claro que tenho a ajuda constante de nativos digitais ( meus três filhos na faixa etária entre 16 a 24 anos) e meu marido, que sempre teve muita facilidade com o mundo tecnológico.

Quando busquei o primeiro curso de informática ainda não tinha computador em casa, então o aprendizado só fluiu mesmo, após a compra do computador para a família. Atualmente temos quatro computadores plugados quase que o dia inteiro.
Gosto de inserir as novas tecnologias no dia a dia com os meus alunos. Este ano já criei e procuro manter com a ajuda deles dois Blogs:
http://www1005emmovimento.blogspot.com/
http://turma902dahora.blogspot.com/

Também ao lado da Claudete Cerqueira e sempre com a assessoria do Marco Antônio, damos vida ao Blog: www.claudetecomvoce.blogspot.com/

E colaboro desde 2009 na manutenção deste nosso querido e primeiro projeto: http://www.outrarevista.blogspot.com/ (Blog Cultural repleto de informações locais e regionais). No início postávamos os textos que produzíamos e os textos e projetos trabalhados com os alunos do C. E. 10 de Maio. A iniciativa tomou uma proporção enorme, surgiu também um Site e este é, sem falsa modéstia, uma referência na cidade, nos abre muitas portas e nos proporciona conhecer e aprender interagindo com muitas pessoas. Navegue por lá: http://www.outrarevista.com/.

É claro que ainda tenho muito a aprender, mas tenho me esforçado! Todo o meu aprendizado digital é conseguido através da interação com meus familiares e alunos. Pois como bem ressalta o ditado popular: “Vivendo e aprendendo...”

Por Elizabeth Vitória de Oliveira Costa Rezende


Nenhum comentário: