terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição - LHC : Patrimônio Escolar - Patrimônio da Cidade

Exposição - LHC : Patrimônio Escolar - Patrimônio da Cidade 
25 de Novembro de 2011 - 19 horas

LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS
(1880-2011)

PATRIMÔNIO ESCOLAR

PATRIMÔNIO DA CIDADE

O Liceu de Humanidades de Campos (LHC), criado em 1880 pelo Decreto Estadual Nº 2.503, foi a segunda instituição pública a ministrar o ensino secundário no Estado do Rio de Janeiro.
A mobilização de considerável fração da intelectualidade e dos mais abastados da cidade, que entendiam a importância do educandário para a região, permitiu que se angariassem fundos entre os mais diversos cidadãos e a Câmara Municipal de Campos e, em 1884, quatro anos após sua criação, o Liceu começou a funcionar num prédio próprio.
O edifício escolhido foi o Solar do Barão da Lagoa Dourada, prédio de estilo neoclássico e o mais luxuoso da cidade, na época, que tinha sido inaugurado vinte anos antes como moradia de um dos mais importantes produtores rurais da região. Essa escolha representava a importância que a educação escolar passava a ter no novo projeto de país – republicano - que seria vitorioso apenas seis anos mais tarde. Em 1901 o LHC foi equiparado ao Colégio Pedro II, concedendo aos concluintes (e a candidatos externos) um diploma oficial e a possibilidade de acesso ao ensino superior.

Nesses 131 anos diretores, professores, alunos e funcionários foram construindo uma história que ficou retratada nos muros, nas paredes internas, em documentos escolares, em fotografias.
Parte dessa história começa a ser contada com esta Pré-Exposição.

O projeto "Preservação do patrimônio histórico e divulgação da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (1880-1980)", iniciado em 2006 sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Silvia Alicia Martínez, da UENF, com apoio da PROEX, tem como propósito contribuir com a salvaguarda do patrimônio educativo local.

O acervo do Arquivo Histórico do LHC está composto por três fundos documentais relativos ao próprio Liceu, à Escola Normal de Campos e à Escola Modelo "Seis de Março", instituições de grande importância na Região Norte do Estado de Rio de Janeiro desde finais do Império, no caso do Liceu, e início da República, das restantes.

Ao longo de mais de seis anos, documentos desse acervo passaram por processos de identificação, higienização, catalogação e, em parte, restauração e digitalização.
Desde o ano de 2010 deu-se início a um trabalho de revalorização desse patrimônio institucional, que envolveu diversas atividades e atores escolares. Destacamos a produção de oficinas sobre a história da instituição e eventos de divulgação local, como visitas guiadas pelo prédio histórico e mostras temáticas com parte dos resultados do projeto.

Esta Pré- Exposição inaugura um ciclo maior que pretende, em 2012, tornar pública parte do significativo acervo histórico produzido ao longo da história do Liceu.
Deseja-se, com a apresentação parcial do acervo da instituição, chamar a atenção da comunidade (escolar) para a necessidade da preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural do LICEU, que se faz, inclusive, pela guarda criteriosa de escritos e objetos do cotidiano escolar - parte da cultura, da memória e da identidade de um povo.

Esperamos a visita de todos!!!!!!!!!!!!

Leandro Pinho
Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem - LEEL
Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais - PPGPS
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Nenhum comentário: