sábado, 1 de outubro de 2011

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo no Noroeste do Estado do Rio.




Inseminação: A Inseminação Artificial em Tempo Fixo é considerada a maior evolução da pecuária no mundo

Inseminação 1: Júnior e Matias relataram o resultado dos exames
 

Melhoramento genético de gado em Itaocara

Os produtores de leite em Itaocara, no Noroeste Fluminense, estão recebendo o que ha de mais moderno em melhoramento genético, através de benefícios do Governo do Estado. A técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) chegou ao campo através de uma parceria do Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, com a Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP/RJ). Em Itaocara, cerca de 200 vacas já foram inseminadas desde julho, quando se iniciou o trabalho.
Somado aos projetos do Programa Rio Rural para o aumento da produção de leite, a IATF elevará não só a quantidade, mas a qualidade do leite na região. De acordo com o veterinário José Carlos de Souza Júnior, que realiza os trabalhos no município, a IATF é considerada atualmente o maior avanço que a pecuária teve em todo o mundo.
— Hoje podemos inseminar sêmen de touros americanos e de outros países em vacas daqui do interior do Rio de Janeiro. Esse é o trabalho que estamos realizando aqui — disse.
Na propriedade de Elias Verdan da Costa, em Ribeirão das Areias, Itaocara, dez vacas foram inseminadas pelo método e sete delas ficaram gestantes. De acordo com Souza Júnior, um resultado acima da média, pois geralmente a proporção de inseminações bem sucedidas atinge em torno de 50%. O produtor Elias ficou satisfeito com o resultado e disse que o ganho genético advindo da IATF é muito alto e produtivo. “Minha expectativa é saltar de 18 litros por vaca/dia pra 25 litros”, declarou.
O processo de inseminação é simples. O veterinário explicou que são necessárias três visitas a propriedade no processo inicial da IATF. Primeiro ele seleciona as vacas a serem trabalhadas, as examina e aplica os hormônios; na segunda visita faz a inseminação e na terceira verifica quantas vacas ficaram gestantes.
— A IATF possibilita também diminuir o intervalo entre os partos. Hoje podemos induzir uma gestação até dez meses depois de um parto, o que normalmente pode levar dois anos – disse Júnior.
O técnico executor do Rio Rural em Itaocara, José Matias Silva Rocha, disse que as microbacias de Valão do Barro Preto, do Papagaio e Valão dos Castros, já beneficiadas pelo Rio Rural, também receberão o projeto.   

Rosana Vinhosa
Assessoria de Comunicação
Programa Rio Rural - Noroeste Fluminense
Itaperuna - RJ
w
ww.microbacias.rj.gov.br
22-9813-3313
22-8131-0120
22-3824-1083


Nenhum comentário: