terça-feira, 19 de abril de 2011

I Seminário da Cultura Indígena em Itaperuna






Aconteceu na última terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna (Semed), o I Seminário da Cultura Indígena. Na oportunidade estiveram presentes o secretário de Educação José Luiz “Borracha”, a professora Alessandra Gualba Braz Tomassini, professores, orientadores pedagógicos e demais convidados.

A meta do seminário foi refletir sobre a importância de se estudar a história e cultura dos indígenas a partir de uma visão positiva desses ancestrais, que juntamente com os negros contribuíram na formação da identidade brasileira.

Para o secretário “Borracha”, sempre atuante na luta contra as injustiças sociais e raciais, o seminário é mais uma conquista na luta pela igualdade e valorização dos indígenas e negros. “Aquilo que sonhávamos nos anos 80, hoje se torna realidade. É preciso conhecer e valorizar nossa origem, cultura, povo e nossos ancestrais”, diz.

O secretário ainda salientou que a Secretaria de Educação não medirá esforços para fomentar o conhecimento entre professores e alunos, bem como resgatar a verdadeira História dos ancestrais do povo brasileiro.

Ainda, durante o seminário, diversas atrações foram apresentadas. A mensagem “Carta do Cacique Seattle”, o depoimento da professora Alessandra Gualba, apresentação cultural com os alunos da E.M. Águas Claras, músicas e entrevistas.

A formação de grupos para debates e sistematização da prática, também mereceu especial atenção no I Seminário da Cultura Indígena.




DECOM.

Um comentário:

Aline Carla disse...

Parabéns a este blog que não cansa em divulgar os acontecimentos culturais de nossa cidade.
Ao secretário José Luís fica minha estima e gratidão por vê-lo trabalhar de forma dinâmica, levando aos professores esse seminário que marcará nossa história.