quinta-feira, 28 de abril de 2011
AVAI conclui Estatuto
Após diversas reuniões a Associação de Voluntários Amigos de Itaperuna (AVAI) concluiu o estatuto que regerá a associação, que tem como objetivo resgatar o status de Itaperuna como a mais próspera cidade da região.
Um detalhe interessante é que no mesmo lugar onde nasceu Itaperuna, no local da Fazenda Porto Alegre, é que estão acontecendo estas reuniões.
A Diretoria da AVAI tem como Presidente o Sr. Geraldo Alvim conclama a todos os itaperunenses que façam parte dessa associação, pois com a sua participação, esta ficará mais forte e poderemos reivindicar mais direitos para nossa sociedade.
Na próxima terça-feira a reunião discutirá sobre os novos passos a serem tomados. Sua presença é muito importante!
Reuniões todas as terças-feiras no Espaço Lounge, sempre às 19 horas.
.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
O Rio Muriaé
Artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
SIM RJ em Miracema -Oficina sobre Expografia
A Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura/RJ (SEC/RJ) por intermédio do Sistema Estadual de Museus - SIM-RJ estará promovendo a Oficina "Expografia" com Regina Carneiro, Gerente de Comunicação em Museus da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura/RJ.
Data: 26 e 27 de abril de 2011.
Local: Centro Cultural Melchíades Cardoso - Auditório - Praça Ary Parreiras, 156 - Centro - Miracema/RJ
Horário: todos os dois dias das 9h às 17h
Ministrante: Regina Carneiro - Arquiteta e Gerente de Comunicação em Museus da Superintendência de Museus - SEC/RJ
Inscrições Gratuitas através do email ou no 1º dia no local
Enviar em anexo ficha de inscrição preenchida até o dia 25/04 (2ª feira) para: sistemademuseus_rj@yahoo.com.br
EMENTA: Conceitos de museu, museologia, museografia. Curadoria e Comunicação em Museus. Expografia e ambiente construído. Conceituação tipológica dos espaços: principais desafios. Estudo de Casos: projetos de arquitetura/museografia/design de equipamentos. Diferentes mídias: acervo multimídia/ acervo histórico. A linguagem das exposições: sistemas de suportes. O público nos museus: a comunicação e a transferência de informações. Etapas da produção de uma exposição: planejamento/pesquisa/contratação de serviços. A conservação do acervo na exposição. Oficina prática: contato com formas e materiais.
Roteiro
1ᴼ dia Manhã Ritos de iniciação: o “ouvir”
O “ouvir” proporciona a oportunidade de iniciar uma reflexão sobre a importância da COMUNICAÇÃO para a preservação da memória e da construção do imaginário e da identidade.
“Ouvindo” o museu. Museus e Comunicação: um conceito importante.
Um exercício de sensibilização: “Como estou dirigindo o meu trabalho?
Museografia/Expografia/Ambiente construído.
Tarde Para ver, sentir e aprender.
Conceituação tipológica dos espaços. Principais desafios.
Estudo de Casos: projetos de arquitetura/museografia/design de equipamentos.
Roda de depoimentos.
2ᴼ dia Manhã Ritos de transformação: o “falar”
A palavra nos torna humanos nomeia nossas experiências e ao conservar os sentidos dessa humanidade, preserva a espécie.
Diferentes mídias. Acervo multimídia/acervo histórico. A linguagem das exposições: sistemas de suportes.
O público nos museus: a comunicação e a transferência das informações
Estudo de casos.
Tarde Para ver, sentir e transformar.
As exposições são o nosso fio condutor. Os conteúdos e significados de cada objeto se associam e tornam evidente o patrimônio construído pelo homem e que é revelado pelo espaço museal.
Etapas da produção de uma exposição: planejamento/pesquisa/contratação de serviços.
A conservação do acervo na exposição.
Oficina prática: contato com formas e materiais.
.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
O musical -Anos 70 homenageia José Carlos Ligiero
terça-feira, 19 de abril de 2011
I Seminário da Cultura Indígena em Itaperuna
Aconteceu na última terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna (Semed), o I Seminário da Cultura Indígena. Na oportunidade estiveram presentes o secretário de Educação José Luiz “Borracha”, a professora Alessandra Gualba Braz Tomassini, professores, orientadores pedagógicos e demais convidados.
A meta do seminário foi refletir sobre a importância de se estudar a história e cultura dos indígenas a partir de uma visão positiva desses ancestrais, que juntamente com os negros contribuíram na formação da identidade brasileira.
Para o secretário “Borracha”, sempre atuante na luta contra as injustiças sociais e raciais, o seminário é mais uma conquista na luta pela igualdade e valorização dos indígenas e negros. “Aquilo que sonhávamos nos anos 80, hoje se torna realidade. É preciso conhecer e valorizar nossa origem, cultura, povo e nossos ancestrais”, diz.
O secretário ainda salientou que a Secretaria de Educação não medirá esforços para fomentar o conhecimento entre professores e alunos, bem como resgatar a verdadeira História dos ancestrais do povo brasileiro.
Ainda, durante o seminário, diversas atrações foram apresentadas. A mensagem “Carta do Cacique Seattle”, o depoimento da professora Alessandra Gualba, apresentação cultural com os alunos da E.M. Águas Claras, músicas e entrevistas.
A formação de grupos para debates e sistematização da prática, também mereceu especial atenção no I Seminário da Cultura Indígena.
DECOM.
THE END- CURTA METRAGEM - de: Renata Mizrahi
The End faz parte do Projeto AMORES de Helio Ishii The End: de: Renata Mizrahi
com: Marilene Grama e Osvaldo Gonçalves
Dir: Helio Ishii Dir Fotografia: Erick Mammoccio
.
domingo, 17 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
MARCAS QUE DEIXAMOS
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Amigos de Itaperuna - Nova Reunião
Venha juntar-se a nós, precisamos sair do anonimato e ir para o embate construtivo, sem confrontos e interesses pessoais, mas voltados para o coletivo e social.
Reuniões às terças-feiras, às 19h, no Espaço Lounge (antigo Placar), av. Presidente Dutra 287.
.
sábado, 9 de abril de 2011
Bullying leva adolescentes a procurar cirurgia de redução de estômago
Segundo pesquisa, 1,5 mil operaram em 2009 com menos de 20 anos.Médico destaca impaciência para esperar adolescência passar.
O bullying, que é a violência física ou moral no ambiente escolar, está levando adolescentes obesos a passar pela cirurgia de redução de estômago. A atitude tem deixado os médicos preocupados. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica revela que em 2009 foram realizadas 1,5 mil operações para reduzir o estômago em pacientes com menos de 20 anos. Foram quatro cirurgias por dia.
As “brincadeiras” destroem a autoestima. Foi assim com a filha da comerciante Magali Andrade. Ela conta que a menina sofria preconceito. “Não tinha muitos amigos, era excluída. Não se sentia bem em lugar nenhum”, conta.
A cirurgia de redução de estômago só é recomendada para quem já passou dos 16 anos e está com índice de massa corpórea (IMC) acima de 35. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que tem 1,70m de altura e pesa 100 quilos. Para calcular o IMC é preciso dividir o peso pela altura duas vezes.
Mas alguns jovens não conseguem esperar. De acordo com o cirurgião bariátrico Roberto Rizzi, às vezes, com 80 kg, 90 kg, os pacientes vão ao consultório em busca de cirurgia aos 13, 14 anos. O motivo é o bullying.
“A nossa orientação básica em primeiro lugar é esperar o adolescente crescer o máximo possível. Muitas vezes, um paciente obeso com 13 anos, com 17 anos, dá aquela crescida rápida e se torna um jovem alto e magro”, observa Rizzi.
A bancária Thaís Moreira, de 26 anos, lembra com tristeza da adolescência. “Eu gostava de um menino com 12 anos e ele falou pra mim: ‘Se você emagrecer, eu namoro com você’. Aí, eu engordei mais ainda”, relembra.
Há um mês, Thaís fez a cirurgia e, hoje, comemora uma nova fase na vida. “Eu já emagreci 12 kg. A autoestima está lá em cima. Estou muito feliz”, revela.
Os médicos, no entanto, ressaltam que, para fazer a operação, o paciente já tem que ter tentado emagrecer.
.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
"Psicanálise: Um passeio pelos conceitos fundamentais" - FSJ -
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Anos 70 - O Musical - no SESI Itaperuna dia 09/04/2011
Café & Prosa Iff Campus Itaperuna - abril 2011
Com o objetivo de divulgar e ampliar os conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira, o Projeto Café e Prosa deste mês de abril trará como tema a cultura Yanomami, com a presença do pesquisador e especialista em neurolinguística Rubens José Espósito. A palestra acontecerá no próximo dia 13/04 às 19 horas no auditório do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, com entrada franca e aberta também ao público externo. O Palestrante convidado é autor do livro ”Yanomami : um povo ameaçado de extinção” lançado em 1998 e prefaciado por Darcy Ribeiro, onde relata sua experiência de mais de cem dias entre o povo indígena, com um texto intercalado por matérias de jornais e revistas sobre os Yanomami e recheado de fotos. O livro sintoniza o leitor com a magia e as dificuldades de um povo que vem sendo dizimado pelo contato irresponsável com o homem branco. O autor defende a idéia de que é preciso preparar os índios e a sociedade para um contato que julga ser inevitável. Este livro pretende ser um primeiro passo nesta aproximação.
“Rubens Expósito é muito solicitado em palestras e atividades culturais e viaja por todo o país difundindo seu conhecimento e vivência com o povo Yanomami e é uma honra trazê-lo ao nosso campus e oferecer ao aluno e à comunidade condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação” diz Alberto de Souza, Coordenador de Eventos do campus Itaperuna.
terça-feira, 5 de abril de 2011
I FEIRARTE de Italva - 09 e 10 de abril de 2011
Mega Show de Prêmios - Mocidade da Vinhosa
Clique para ampliar!
No próximo domingo, dia 10 de abril a partir das 10 horas e com apenas 10 reais você poderá concorrer a um show de
prêmios e passar momentos agradáveis na Quadra da Escola de Samba Mocidade da Vinhosa
à Rua Euclides Poubel de Lima,137
"Quem sabe faz a hora... não espera acontecer"
Mocidade da Vinhosa rumo ao Carnaval 2012!!!
.