quinta-feira, 24 de junho de 2010

Museu Municipal de Carangola - MG



Clique na foto para ampliar.



Nesta última quarta-feira, 23 de junho, fomos a convite de Angelique Damadá visitar o Museu Municipal de Carangola e fomos muito bem recebidos pelo Diretor do Museu e Arquivo o Sr. Eduardo Pimentel, que nos forneceu muitas informações sobre o mesmo e sobre a criação do nosso, aqui, em Itaperuna.

O Museu Municipal de Carangola deve ser visitado por todos e principalmente pelos de nossa região, pois está muito próximo e de fácil acesso, além disso, possui dados de nossa região.

Certamente voltaremos mais vezes e provavelmente haverá uma parceria da Secretaria de Cultura de Itaperuna com o Museu de Carangola.




Clique na foto para ampliar



Clique na foto para ampliar

Veja algumas fotos da 8ª Semana de Museus em Carangola
E outras que tiramos por ocasião de nossa visita.
Não fotografamos peças do museu.






.

3 comentários:

Unknown disse...

Estamos muito honrados com a visita da equipe da secretaria de cultura de Itaperuna, Contamos que esse primeiro contato se transforme em uma grande parceria pela CULTURA de nossa região.
Eduardo Pimentel

oneide Braga disse...

Sou funcionária pública do Museu Histórico de Maricá, gostaria de saber se o Museu de Carangola oferece cursos na área de reserva técnica, conservação de documentos já que trabalho n RT daqui, estarei de férias em julho gostaria de aproveitar a oportunidade.

Já agradeço,

Oneide Braga

Beth Vitória disse...

Oneide... em Carangola não sei se haverá cursos, mas acabo de receber convite para este transcrito a seguir:


O Sistema Estadual de Museus - SIM-RJ, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, iniciando a programação das Oficinas previstas para este ano estará realizando a Oficina “Ação Educativa em Museus”.



Data: 16, 17 e 18 de março de 2011.

Local: Centro Cultural da Bíblia – Auditório

Rua Buenos Aires, 135 – Centro – Rio de Janeiro/RJ



Horário: todos os 03 dias das 09 às 17h.



Ministrante: Maria Célia T. Moura Santos



Museóloga, Profª. Drª. em Educação pela Universidade Federal da Bahia.



Ementa: Ação Cultural e Educativa dos Museus



Abordagem da relação entre a Museologia e a Educação e suas inserções no contexto histórico. A ação museológica como ação educativa e de comunicação. Museu, educação e cidadania: o compromisso social. Conceitos básicos e princípios norteadores da ação museológica participativa. Museu, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Aspectos teórico-metodológicos relacionados com a ação cultural e educativa dos museus. O planejamento museológio e a gestão como prática educativa.



Inscrições gratuitas, sujeitas à confirmação.



Vagas limitadas!





Enviar ficha de inscrição preenchida até o dia 14/03 (2ª feira) para:



sistemademuseus_rj@yahoo.com.br