quinta-feira, 28 de maio de 2009

Projeto Autonomia - Professora Adalgisa Righetti

Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Educação, adota o Telecurso® como política pública de ensino. Uma parceria com a Fundação Roberto Marinho. Consolidado como política pública de ensino no Acre, Amazonas, Pernambuco e Distrito Federal, o Telecurso® chega ao Rio de Janeiro com a missão de corrigir um dos mais graves problemas brasileiros na área de Educação: a defasagem idade-série.Do samba de Cartola, reforçado pelos ideais vanguardistas de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, veio a inspiração para o nome do programa que funciona em 300 escolas estaduais. Com o Autonomia, o governo do Rio de Janeiro pretende assegurar a continuidade no percurso da escolaridade obrigatória permitindo aos jovens, que estão em defasagem idade-série, concluírem em menor tempo seus estudos.Em sua primeira fase, o programa de aceleração escolar atende cerca de 25 mil alunos da 6ª e 7ª séries do ensino fundamental, que tenham 15 anos ou mais, e do 1º ano do ensino médio que tenham mais de 17. A partir de agosto, outras 45 mil vagas serão abertas. Medida corretiva e preventiva. O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros mais prejudicados pela distorção idade - série. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep - autarquia do Ministério da Educação responsável pelos censos educacionais - aproximadamente 41% dos alunos do ensino fundamental e 61% do ensino médio têm idade incompatível com a série que cursam. O Autonomia, que adota a metodologia do Telecurso®, propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala aula. Na cartilha dos principais pesquisadores na área de educação é esse o caminho: valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento, com vontade de sobra e - autonomia. Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. É dele a missão de mediar a aprendizagem e motivar o aluno. Para isso, eles também recebem uma formação continuada na metodologia do Telecurso®.Na primeira fase de implementação do programa, 684 educadores de todo o estado enfrentaram esse desafio. Da força de vontade dos professores, refletida no empenho e na garra demonstrados durante todo o processo de formação, e de um material didático concebido pelos principais núcleos de excelência das universidades brasileiras, deu-se a transformação.

Os alunos do Autonomia do Colégio Estadual 10 de Maio foram conferir a exposição: Itaperuna
120 anos organizada por Wilson Chequer.
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Um comentário:

autonomia x atividades disse...

olá; adorei seu espaço. também trabalho com o autonomia. visite nosso blog.