quarta-feira, 22 de abril de 2009

A mentira no convívio social

O pior da mentira é criar uma “falsa realidade” capaz de magoar justamente aquelas pessoas que agem com correção e prezam o bom relacionamento social.
É provável que o mentiroso encontre somente a solidão, pois ninguém de bom senso consegue conviver por muito tempo com a dissimulação e a hipocrisia.
O homem, que é um ser racional, deve aprender com seus erros, à medida que as pessoas evoluem espiritualmente, deixam para trás o desejo de difamar e magoar.
Sabe-se que muitas vezes o ato de viver mentindo pode se transformar numa doença, num distúrbio de personalidade, isto acontece, quando a pessoa fica tão envolvida em suas fantasias , que chega realmente a acreditar em suas próprias “invenções”. A separação entre o real e o imaginário, neste caso, é uma linha muito tênue, portanto é preciso cuidado.
A vida é uma dádiva e amigos, família, companheiros de jornada devem ser respeitados. Então por que não usar de transparência e retidão em todos os atos que envolvam outros seres humanos?
Praticar e valorizar a verdade se tornou um desafio constante em nosso dia-a-dia. Sejamos eternamente favoráveis a que o bem prevaleça em detrimento do mal.

Heloiana Manteine

Um comentário:

Sonia Salim disse...

Heloiana, amei o seu "grito de alerta" em defesa da verdade tão esquecida nos tempos atuais. Parabéns, continue escrevendo e nos encantando com sua forma de expressão.
Sonia