terça-feira, 12 de novembro de 2013

Lançamento: As Melhores Crônicas dos Projetos de Leitura - 21/11




.
Grupo Projetos de Leitura lança quinta coletânea de textos criados por estudantes de Escolas Públicas


Um livro recheado de histórias surpreendentes, lirismo, muita emoção e grande incentivo pedagógico. Esses são apenas alguns predicados que classificam “As melhores crônicas dos projetos de leitura”. O livro, o quinto da série, traz crônicas escritas por alunos da Rede Pública de Ensino, selecionadas, por meio de um concurso literário em escolas de todo o Brasil e, ainda, crônica do escritor Laé de Souza.

O lançamento do livro será realizado na Escola Estadual Julio Prestes de Albuquerque (Estadão), em Sorocaba no dia 21 de novembro, às 10h. A obra estará disponível pelo valor simbólico de R$2,00, e o publico contará com a presença de alunos autores e do coordenador do projeto, o escritor Laé de Souza, que irá autografar a obra juntamente com os estudantes.

A obra, é uma das etapas dos projetos “Ler é Bom, Experimente!”, patrocinado pelo GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE e "Minha Escola Lê", patrocinado pela Sweetmix Indústria e Comércio, em que os alunos desenvolveram várias atividades a partir da leitura de um dos livros de Laé de Souza. Os projetos são desenvolvidos em todo o país pelo Grupo Projetos de Leitura, com o apoio do Ministério da Cultura. Para o coordenador do projeto, a leitura e a escrita devem ser encaradas como práticas essenciais à construção de cidadãos mais conscientes. “Nosso trabalho tem como objetivo formar uma nova geração de leitores. Eu como educador sei que isso não é uma tarefa fácil, mas possível, quando oferecemos condições e reunimos pessoas com o mesmo ideal”, destaca Laé de Souza.

Laé de Souza acredita, ainda, que a leitura e a escrita precisam ser fomentadas como uma forma de prazer e não de maneira obrigatória, tendo o professor um papel fundamental nesse contexto. “Muitas vezes é na sala de aula que se descobre o mundo mágico da literatura. Os educadores precisam mostrar aos estudantes que a leitura é uma das grandes ‘chaves’ para abrir um incrível mundo de possibilidades”, opina.

Os professores reconhecem a importância dos projetos de leitura. “Com esse projeto, houve uma melhora na participação dos alunos em sala de aula e sala de leitura e uma progressão considerável na leitura e escrita. Nós, professores e alunos, estamos ansiosos com a vinda do escritor Laé de Souza em nossa escola", diz a professora Regina de Fátima Matavelli Lourenço que conduziu, com a professora Wânia Letícia de Faria Reis, os trabalho na escola anfitriã da festa de lançamento do livro.


Informações: (11) 2743-9491 e 2743-8400 - site www.projetosdeleitura.com.br
.

Nenhum comentário: