terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ludô Companhia Teatral de Itaperuna Brilha em Campos





Ludô Companhia Teatral representa Itaperuna em festival de Esquetes no Trianon
Recém criada Cia. de Teatro ficou com a 2ª colocação no II FESQUIFF

Com texto de Machado de Assis e direção do experiente ator e diretor Ludoval Campos, a Ludô Companhia Teatral levou para o consagrado palco do Teatro Trianon (Campos dos Goytacazes) o espetáculo “Idéias de Canário”, uma adaptação de Aderbal Freire Filho. O grupo participou nos dias 03, 04 e 05 do II FESQUIFF (Festival Nacional de Esquetes do IFF) onde alcançou o título de 2ª melhor esquete. Este é o primeiro grupo de teatro de Itaperuna que participa de um festival, o que só foi possível pela confiança e conhecimentos adquiridos na Oficina de Teatro SESI em 2011 e 2012, quando apresentaram pela primeira vez no Teatro SESI Itaperuna o espetáculo “Idéias de Canário”.

A peça contou com a atuação de cinco atores em cena, e ainda com o apoio (luz, som, coxias) dos demais integrantes que se desdobraram nos bastidores. Nas semanas que antecederam a apresentação no Trianon o grupo se reuniu diariamente para ensaios, leitura do texto, conversa sobre cenário, figurino, enfim, todos os integrantes estavam completamente envolvidos e entregues ao trabalho proposto.

“Já foi muito gratificante ser classificado para participar e se apresentar no Trianon, e quando foi divulgado o resultado ficamos muito felizes, foram mais de 3 meses de ensaios, conversa e muita dedicação.” disse Laudela Ramos.


O Espetáculo

“Ideia de Canário” é um texto extraído do livro “O Alienista e outros contos”, de Machado de Assis, dirigido por Ludoval Campos e muito bem adaptado pelo já consagrado escritor Aderbal Freire Filho, que concedeu o direito de uso para a companhia. A estética do espetáculo com figurinos de época, iluminação precisa, trilha sonora de Carlinhos Moreira (Academia do Choro - Miracema-RJ) e personagens caricatos contam a história de um professor e um canário que se encontraram em uma loja de brechó e a partir daí desenvolvem uma amizade incomum, uma vez que o canário fala. O espetáculo com uma pitada de humor, que trata de diferentes pontos de vista sobre o que é liberdade e as relações humanas.


O Grupo

Ludô Companhia Teatral surgiu das Oficinas Culturais de Teatro SESI. Em 2011 o SESI Itaperuna realizou a primeira Oficina de Teatro, voltada para jovens e adultos e em 2012 a oficina foi ampliada com turmas para crianças e adolescentes.

As Oficinas de Teatro no SESI tiveram como principal objetivo despertar talentos e estimular a criação de grupos de teatro baseados em um trabalho sério e bem fundamentado. Para conseguir este objetivo foi contratada a Tibicuera e Companhia, sob a coordenação dos professores Ludoval Campos e Ine Baumann, com grande experiência e vivência teatral. O objetivo foi alcançado com a criação da Ludô, composta por alunos que decidiram levar adiante a arte de atuar, e por isso não perderam a oportunidade de crescer e ter novas vivências no meio artístico.

Foto feita por ocasião da apresentação da peça "Um Conto para Rosa", Estrelada por Ine Baumann, Ludoval Campos e Otávio Reis, com os alunos de teatro.

A Ludô Companhia Teatral conta com integrantes que amam o que fazem, que amam teatro e que amam representar. São pessoas de estilos diversos com experiências distintas, dispostas a trazer para a Companhia o melhor de si. Todos trabalham e têm seus compromissos do dia a dia, mas se uniram para expressar sua cultura, sua maneira de interpretar e fazer arte. Esse é ponto em comum que liga os integrantes. Comprometidos com a cultura a Ludô busca, nesse início de formação, traçar o seu estilo, encontrar a sua essência, diante de diversas vertentes que o Teatro brasileiro oferece. O interesse por grandes nomes da nossa literatura se faz presente, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues, dentre outros.

Ainda sobre o grupo Solange Cortes afirma que a Ludô tem orgulho de ser um grupo de teatro amador. “Só tem coragem de ser amador quem ama o que faz.” completa Cortes.

A arte não pode parar, necessita estar em movimento constante. Por isso, a Ludô tem projetos para o futuro, um futuro próximo é claro. Montar um novo espetáculo, continuar sempre a estudar e a aprimorar os conhecimentos, participar de outros festivais e oficinas.

Integrantes

Anderson Fernandes, Helan Couto, Laudela Ramos, Mônica de Souza, Sabrina Andrade, Solange Cortes, Priscila Couto e Matheus Marra.


Nenhum comentário: