quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Grupo Escambo no Teatro SESI/Itaperuna nesta quinta-feira 30/08/2012



“VÊ SE GRUDA” é o espetáculo de transição entre os dois primeiros discos do Escambo e representa uma mudança de trajetória no projeto musical do grupo carioca.

A primeira fase é marcada pelo disco de estréia (flúor, 2009, independente) em cuja sonoridade é marcante a presença da percussão brasileira e da tradição cancionista da MPB dos anos 60 e 70. O disco (gravado em Belo Horizonte) contou com a participação de mais de trinta músicos, entre instrumentistas, cantores e compositores e foi indicado ao 21º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de MPB.


já a segunda fase atende pelo nome de “Neon” ( o CD está em fase de mixagem) e representa um desdobramento de “flúor” na sua vertente mais roqueira, ao mesmo tempo em que revela uma maturidade artística alcançada ao longo dos três anos de distância entre os dois trabalhos.

No meio do caminho está o show “VÊ SE GRUDA”, que será apresentado no teatro SESI Itaperuna no dia 30 de Agosto.

Duas vertentes estética se entrecruzam e se alternam em nesse show: uma é lírica e delicada, afeita à poesia das relações amorosas e à saudade do que se não viveu; a outra é irônica e desafiadora, pronta para o bote, cheia de um vigor ácido.

Por onde passa, o show provoca no público uma reação ambígua em que se tende, ao mesmo tempo, à catarse e á reflexão. A crítica ao relativismo cultural (“Pagode do Sumaré) e ao passadismo mal disfarçado (“Não Quer Que o Mundo Mude”), convive com as inconstâncias do coração (“Sanguessuga” e “Espantar o Mau Vento”) e a perda de um passado idílico (“Pássaro Preto”).

Antes do show, os dois compositores ministrarão uma oficina de música e poesia aos alunos da escola SESI. Nessa “oficina de poemúsica”, os jovens terão contato com a feitura de uma canção a partir de um poema, vivendo a experiência da criação artística de um modo lúdico e descontraído.

Repertório:
1. Tratamento de Choque (Edu Kneip/Thiago Amud)
2. Espantar o Mau Vento (Thiago Thiago de Mello)
3. Anoiteça (Renato Frazão/Thiago Thiago de Mello)
4. Sanguessuga (Renato Frazão/Gerson Deslandes)
5. Vingança de Cunhã (Fred Demarca/Thiago thiago de Mello)
6. Pássaro Preto (Renato Frazão/Gerson Deslandes/Thiago Thiago de Mello)
8. Claro Eclipse (Thiago Thiago de Mello/Lucas Dain)
7. Não Quer Que o Mundo Mude (Pedro Moraes)
9. Pagode do Sumaré (Diogo Sili/Thiago Thiago de Mello/Renato Frazão)
10. Dona da Casa (Renato Frazão)
11. Cantadeira (Renato Frazão/Ruba)
12. Cinco contra um (Renato Frazão/Thiago Thiago de Mello/Lucas Dain)
13. Batizado (Renato Frazão/Marcelo Fedrá)
14. Pássaro Elétrico (Renato Frazão/Martinho Santafé)

Ouça as músicas do Grupo no link abaixo:


Nenhum comentário: