terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Força da Mulher - Claudete



 


A FORÇA DA MULHER


Quem consegue dimensionar a força da mulher?

Vemos as mulheres se desdobrando para dar conta das atribuições que só aumentam em suas vidas.

Como pode a mulher ter essa noção do todo tão fantástica! É capaz de executar várias tarefas ao mesmo tempo e se desdobra desempenhando muitos papéis.

Seu dia começa cada vez mais cedo e termina cada vez mais tarde. Será que termina? Pois quantas vezes no meio da noite ela acorda com a tosse do filho, o choro da filha que teve um sonho ruim, ou nem sequer conseguiu pegar no sono esperando por alguém que ainda não chegou a casa. Adoniram Barbosa conhecia bem as aflições de sua mãe quando compôs o “trem das onze” cantando: "minha mãe não dorme enquanto eu não chegar". É, mesmo que os filhos já sejam bem crescidos as mães só conseguem se entregar ao sono quando se certificam que eles chegaram e estão bem. Que som delicioso de ouvir é aquele sussurro: - cheguei mãe, durma bem!

Nessa correria desenfreada, sem tempo para pensar em si mesma, lá vai ela apoiar o marido e ajudá-lo a refletir sobre as decisões na carreira, os investimentos para a família, repensar o orçamento doméstico, apoiar os filhos estimulando-os em suas vocações, assinar agenda, ver dever de casa, marcar médicos e dentistas e ainda assistir aquela apresentação do teatro da escola ou o jogo de futebol.

Porém, quando alguma dessas mil atribuições não sai como o esperado... Pronto!... Lá vem aquela tristeza e aquele sentimento aflora: - não sou uma boa mãe!

Muitas perguntas começam vir à mente: - por que não percebi isso antes? - Onde eu estava quando precisaram de mim?

São muitas frentes de trabalho para administrar: o funcionamento da casa, a vida conjugal, a educação dos filhos, os conflitos, a religião, os deveres e o lazer. Ainda que 80% da situação esteja satisfatória a mulher sofre terrivelmente com a menor porcentagem que não alcançou a expectativa. Nessa hora a noção do todo desaparece e a matemática é sufocada pela emoção!

É a sina de quem nasceu para ser o elo de ligação, a estrutura, o ponto de equilíbrio que mantém a dinâmica e o clima acolhedor de um lar.

Sua arte é A D M I N I S T R A R! Trabalha objetivamente compreendendo as subjetividades. Tem muita consciência permitindo que o inconsciente se expresse livremente!

E lá vai a mulher corajosa, determinada, encantada, sonhadora, confiante em sua intuição de QUE TUDO VAI DAR CERTO!

Esse é o tempero da vida que só ela sabe dar!

Vai á luta com as armas que Deus lhe deu e MUITA FÉ NO FUTURO.

Toda essa experiência acumulada de tantas gerações levou a mulher a ousar, rompendo padrões e conquistando novos horizontes. Ela agora parte para uma conquista bem mais ampliada da que vive no seu dia-a-dia. Podemos acompanhar a trajetória da mulher na vida pública e constatar com orgulho os grandes nomes que se perpetuaram na história e os que atualmente se encontram no comando DOS CARGOS MAIS PODEROSOS DO PLANETA.

Podemos então citar:

Margareth Thatcher - Primeira ministra do Reino Unido;

Indira Gandi - Primeira ministra da Índia;

Golda Meir - Primeira ministra de Israel;

Kim Campbell - Primeira ministra do Canadá;

Edith Cresson - Primeira ministra da França;

Soong Ching Ling - Presidente da República Popular da China e Ângela Merkel - Chanceler da Alemanha.

Em toda America Latina foram eleitas 8 Presidentes e 3 Presidentes interinas:

Na Argentina – ISABELITA PERÓN – 1974 a 1976;

Na Nicarágua – VIOLETA CHAMORRO – de 1990 a 1997;

Na Guiana – JANET JAGAN - 1997 a 1999;

No Panamá – MIREYA MOSCOSO – 1999 a 2004;

No Chile – MICHELLE BACHELET – 2006 a 2010;

Na Argentina – CRISTINA KIRCHNER – de 2007 a 2012;

Em Costa Rica – LAURA CHICHILLA – de 2010 a 2014 e

No Brasil – DILMA ROUSSEF – de 2011 a 2014;

E como Presidentes interinas:

No Haiti – HERTHA PACAL ¬– em 1991;

Na Bolívia – LIDIA TEJADA – em 1997 e

No Equador – ROSÁLIA ARTEAGA – em 1997.

E a Política Brasileira clama pela participação da mulher.

Assistimos diariamente esse apelo da propaganda dos partidos na televisão. O esperado é que se consiga alcançar um índice mínimo obrigatório de 30% de participação feminina, mas estamos ainda na faixa dos 8 a 10%.

Os políticos deveriam entender que o mundo precisa do equilíbrio das duas forças e que o jeito feminino de pensar e de agir pode fazer toda diferença na construção de um mundo mais justo e mais amoroso. Sem falar em algumas pesquisas que indicam que a mulher é mais determinada e praticamente incorruptível.

Acompanhamos a carreira das brasileiras que estão dando um banho de coragem e construindo uma nova história.

Elas conhecem de perto tudo que diz respeito a planejar, executar, organizar, liderar, estimular e valorizar. Sabem tão bem ARRUMAR que entenderam que precisam doar ao planeta aquilo que fazem melhor “ARRUMAR ESSA GRANDE CASA” que são as Cidades, os Estados e o País.

Homenageamos então a saga das Dilmas, Roseanes, Martas, Yedas, Denises, Marinas, Benedita, Rosinhas, Ritas, Erundinas, Heloísas, Helenas, Ester, Alziras, Eunices, Luizas, Cidinhas, Solanges e Brancas, todas essas mulheres e muitas outras que já foram e as que ainda são atuantes na política brasileira nos inspirando a enfrentar esse mundo,(tão masculino e competitivo),

Sem medo de errar e com muita humildade para acertar.
Podemos então nos perguntar: - de onde vem essa força da mulher?

E concluir que resposta precisa não se pode ter, mas tudo leva a crer que essa força feminina que ninguém pode deter, nasce forte no centro do coração e se irradia infinitamente em busca de um mundo com um novo sentido... uma nova direção.

Nós mulheres possuímos um amor maior que é a responsabilidade da perpetuação da espécie. Estaremos sempre unidas por uma força maior.

Claudete Machado Cerqueira

.

Um comentário:

Netto Ferroviário disse...

Olá Marco e Elizabeth.


Como estão vocês ?




Aproveitando este momento, venho saber notícias de vocês. Como estão todos ai ? Já faz um bom tempo que não mantemos contato, e agora neste mês, faz 01 ano que nos conhecemos. Através da amizade que formamos, lembranças ficaram, lembranças estas que muito me faz lembrar da pessoa de vocês.


Foleando sua revista, li uma matéria sobre a FORÇA DA MULHER, e gostaria de deixar um comentário.


A elas, só temos que agradecê-las.
Elas podem tudo e são capazes. Meus parabéns.
Acredito que este trono será eternamente delas.


excelente reportagem.
Fiquem com Deus.


Abraços a todos.