quarta-feira, 26 de junho de 2013

Manifestação Estudantil em Itaperuna

                                                   Foto: Marco Antônio Rezende II
Estudantes itaperunenses se organizaram através das redes sociais e realizaram nesta segunda-feira, 24 de junho, a maior manifestação estudantil da história de Itaperuna. O movimento que se iniciou na página criada no Facebook, com o nome “A hora do basta! #AcordaItaperuna” levou às ruas  por volta  de cinco mil pessoas para   protestarem contra o preço da passagem de ônibus e o fato da cidade possuir apenas uma empresa de transporte coletivo.As tarifas  absurdas para o transporte público, o monopólio abusivo da empresa que fornece o serviço e a falta de garantia do Passe Livre  Estudantil, que é garantido por lei, confira a lei através do link:http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/d9caad983c72b084032568570070c59e?OpenDocument .
Como aconteceu em diferentes pontos do Brasil,  jovens mostraram personalidade e cidadania,  lutando contra as irregularidades que existem no país. É uma luta por direito a transporte, mas acima de tudo, uma luta por dignidade, e melhor qualidade de vida.  
Segundo os participantes, o Presidente da União dos Estudantes de Itaperuna, Olivier Trajano, tentou entregar a pauta de reivindicações ao Prefeito  Alfredão, porém o gabinete do prefeito  estava fechado antes das 14  horas da tarde e na entrada um cordão de isolamento formado por policiais militares impedia a aproximação das pessoas, o mesmo se repetiu no Prédio da Prefeitura onde também funciona a Câmara de Vereadores, que cancelou a reunião ordinária que aconteceria   nesta segunda- feira. Então, Olivier jogou o documento pela grade da porta e  pretende voltar na próxima quarta- Feira dia 26/06/13, para que o presidente da casa Alexandre da Auto Escola dê uma resposta aos manifestantes.
É importante frisar que a população de Itaperuna pelo senso de 2010 é de 95.841 habitantes e a estimativa dos manifestantes foi de aproximadamente 5.000 pessoas.


.                                                    
..

Nenhum comentário: