domingo, 5 de maio de 2013

Vem aí mais uma edição do Banda Larga! Pela primeira vez, municípios-polo sediarão festivais de bandas


O Banda Larga (Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro) tem como objetivo a preservação e o desenvolvimento de um patrimônio cultural do território fluminense, as Bandas Civis. Para tanto, busca incrementar a formação dos músicos que as compõem, por meio de oficinas em diferentes municípios.

O programa oferece também cursos intensivos e gratuitos de atualização musical, mais oficinas de manutenção e reparo de instrumentos de sopro, que proporcionam os conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para o bom desempenho dos conjuntos.

O projeto leva em conta que a banda de música é um símbolo cultural do Brasil e que representa uma autêntica vocação fluminense, pois apesar do nome “banda” ter conquistado acepções mais abrangentes no vocabulário contemporâneo, as bandas civis ainda são formadas à moda antiga: como conjuntos musicais compostos por sopros e percussão, geralmente formados por músicos amadores, onde os conhecimentos musicais são transmitidos de pai para filho.

A edição de 2013 contará, mais uma vez, com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O Banda Larga é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), juntamente com a Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles, tem Supervisão Geral de João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, colaboração do Prof. José Maria Braga, diretor da Escola de Música Villa-Lobos, Coordenação Pedagógica de Carlos Belém, e Produção da Zucca Produções.

Serão mantidas as oficinas de regência, manutenção e reparo de instrumentos de sopro e teoria musical. Além disso, o trabalho será desenvolvido em cada polo conforme um naipe específico de instrumento: 

1º Polo - Percussão;
2º Polo - Saxofone e clarineta;
3º Polo - Trombone, Tuba e Bombardino;
4º Polo - Percussão;
5º Polo - Flauta, Saxofone e clarineta.

Como novidade, haverá curso de elaboração de projetos culturais, que ajudarão as bandas a alcançarem novos horizontes a partir de seu trabalho. E pela primeira vez no programa, esse ano haverá um festival competitivo para as bandas do projeto, com etapas eliminatórias e classificatórias em cada pólo, culminando na já tradicional Maratona de Bandas, que acontecerá no final do segundo semestre num local da capital do estado a ser divulgado posteriormente. Em cada polo serão escolhidas duas bandas para participar da final. Serão selecionadas, ao todo, 10 bandas.

Sobre os polos

Tanto as oficinas como as eliminatórias acontecerão em cinco municípios do estado, a serem escolhidos e divulgados após o período de inscrições, denominados polos.

O projeto oferecerá ajuda de custo para as bandas participantes da etapa eliminatória do festival nos polos  e será realizado de quarta-feira a domingo, uma vez por mês, em cada município polo.

As oficinas duram  de 4ª a sábado pela manhã,  e o festival competitivo acontecerá no sábado e no domingo na parte da tarde. Cada músico precisa escolher uma única oficina por polo para participar e receberá, gratuitamente, sólido material didático, além de videoaulas e catálogo sobre as bandas fluminenses.

As inscrições e a participação no projeto são inteiramente gratuitas para bandas, regentes e músicos, participantes ou não de bandas, bem como as pessoas que quiserem ter as primeiras noções de teoria musical.

Para se inscrever é só baixar o regulamento e preencher as fichas de inscrição, tanto no caso de bandas que participarão da Eliminatória para a Maratona de Bandas, como no de músicos interessados nas oficinas gratuitas.

Para mais informações, entre em contato com 21 2333-1385 (Superintendência de Artes da SEC),21 8720-6051 (Zucca Produções - falar c/ Wagner), ou envie e-mail paracontato@bandalarga2013.com.br .


Fonte:http://www.cultura.rj.gov.br
.

Nenhum comentário: