sábado, 7 de julho de 2012

Carlinhos Moreira - Meu Destaque Revista Unicidades



MEU DESTAQUE VAI PARA:

  CARLINHOS MOREIRA


Ser professor de música talvez não tenha sido uma mera escolha ou falta de opção, mas certamente uma questão de hereditariedade. Carlos Moreira Nunes é filho e sobrinho de professores das mais variadas competências, seja na música, na educação infantil, no ensino fundamental ou secundário, tanto que uma de suas tias, Solange Coutinho Moreira, recebeu a honrosa homenagem de ter seu nome em uma escola de Miracema.

            Ele, fazendo jus ao dom que recebeu de Deus e da família, exerce a profissão dignamente em aulas particulares em sua  residência, na escola Municipal de Música (Polo II da Villa Lobos) e também no Sistema de Ensino Contemporâneo (SEC). Destaca-se principalmente pelo magnífico trabalho que desenvolve com os jovens desses estabelecimentos, incentivando-os a aprenderem música em sua totalidade, na execução, composição e apreciação. O resultado dessa dedicação culmina com seu brilhante recital, que já faz parte do calendário cultural miracemense, e é sucesso de público. Este ano, brindou-nos com o XXIII Recital que contou com a  participação de seus alunos, ex-alunos, convidados, o violonista Adler Tatagiba, de Itaperuna, e o grupo Violões da UFRJ acompanhado de seu orientador Bartholomeu Wise. 

            A música surgiu em sua vida quando ainda era moleque, aos 14 anos, por influência de seu irmão mais velho, Eugênio, no tempo em que morava em Vassouras e desde então não a abandonou jamais. Por ela, já fez e faz de tudo. Além de professor, é também compositor, arranjador e multi-instrumentista premiado em inúmeros festivais da canção de Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foi maestro da centenária Banda 7 de Setembro de Miracema, Diretor Musical das duas últimas edições do famoso Festival da Canção de Miracema. Afina piano, conserta violão, faz jingle e escreve partituras. Toca violino em casamentos e recepções. Já participou de inúmeros grupos e bandas de Miracema e região. Passou duas temporadas no Caribe, na ilha de Saint Martin, como baixista e guitarrista. Atualmente é integrante do grupo Academia do Choro, com o qual se apresentou recentemente no SESI de Itaperuna. Tem uma de suas obras para violão gravada pelo violonista capixaba Moacir Teixeira Neto.

            Sempre estudioso da música, concluiu o Curso Técnico de Teoria Musical no Conservatório Brasileiro de Música. Participou do Festival de Inverno em Domingos Martins, Espírito Santo, e do Festival Vale do Café, em Vassouras, quando teve aulas e se apresentou com Turíbio Santos. Fez curso particular para maestro, em Itaperuna, com  José Carlos Ligiero e por pressão da família, iniciou na universidade de Três Corações - MG Licenciatura Musical à Distância.

            Todavia, o melhor disso tudo é que esse músico é um ser humano ímpar. Integridade, amizade e bondade de coração fazem parte de seu cotidiano e como se não bastasse, Carlinhos Moreira é o homem com quem estou casada há 24 anos e, merecidamente, é o meu destaque porque ele proporciona uma deliciosa música aos ouvidos e ao coração de todos com quem convive.
                       

            POR: GUACIRA PEREIRA NUNES

Fonte: Revista Unicidades



Nenhum comentário: