segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Made in Correa

 


Portugal / Itaperuna

"...Meu trisavô José Corrêa Branco era Português dos Açores e morava na aldeia da Lomba da Maia que se situa na região central da costa norte da ilha de São Miguel.

Seu filho, Francisco Corrêa Branco, veio para o Brasil em 1881. Tinha 22 anos e veio só.

Ele aqui, começa a sua jornada por Monte alegre e depois Toiama(Já no Município de Itaperuna) e finalmente no alto Cubatão na virada do século 19 para o século 20.

Naquela região, ele desbravou, abriu a primeira picada na mata ainda virgem, plantou café e enriqueceu-se.

Andou ribeirão abaixo até encontrar o caminho que de Itaperuna, passando pelo Kilometro 5(Ponte Preta) que levava a São José de Ubá.

Essa picada aberta por ele é a atual estrada municipal de Cubatão.

Uma rua do Bairro Fiteiro em Itaperuna, leva o seu nome.

Os livros que tratam da história de Itaperuna falam dos pioneiros que subiram o Rio Muriaé vindos da banda de Campos ou dos pioneiros que desceram o mesmo rio vindos de Minas Gerais. Não há referência a Francisco Corrêa Branco, o que é um erro histórico. Mas o lugar de sua fazenda, que começava entre a água de Cubatão e o Mangalo, dali para cima ao longo da Serra do Alvarenga, até as divisas com São José de Ubá, os seus descendente sabem que lá está o pontão do Corrêa Branco como uma sentinela na divisa de Itaperuna com São José de Ubá.
Era a Fazenda do Bananal de propriedade de Francisco Corrêa Branco.

Essa fazenda ficava no limite de Itaperuna com São José de Ubá, na zona rural do Alto Cubatão Direito, 1° Distrito de Itaperuna, no nordeste fluminense. Ali na nascente do Ribeirão Cubatão, afluente do Rio Muriaé, que corre soberano por toda Itaperuna.

O que separava e ainda separa o vale do Cubatão de São José de Ubá é a Serra do Cubatão, sob o olhar de quem está do lado de Itaperuna. Para quem está do lado de São José de Ubá é Serra do Alvarenga.

Nela, um dos seus picos se destaca na paisagem. É o Pontão do Corrêa Branco. Uma justa homenagem ao desbravador daquela região, Francisco Corrêa Branco."

. Por Celso Correa de Freitas em seu novo Blog http://madeincorrea.blogspot.com/


Recado para o Celso:

Celso, fiquei muito contente com esta sua iniciativa de contar um pouco da história dos Correa/ Verdan. Fico feliz, afinal também sou uma descendente deste desbravador e como você, acredito que a memória de uma família, de uma cidade... deve ser preservada. Parabéns!

Beth Vitória Rezende
.

Nenhum comentário: