quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cultura Afro-Brasileira é tema de curso no campus Itaperuna




O curso de extensão em História e Cultura Afro-Brasileira, do campus Itaperuna, teve a duração de 3 meses. As aulas foram ministradas pela professora Luciana Machado da Costa.

Terminou em dezembro último o curso de extensão em História e Cultura Afro-Brasileira do campus Itaperuna, que teve a duração de 3 meses. Durante o curso, foi abordado desde a vinda dos africanos para o Brasil até a abolição da escravidão.

O curso também contou com a participação especial da professora Sônia Uchôa, convidada para falar sobre religiões afro-brasileiras. Com ênfase na recente historiografia brasileira, foram discutidos o cotidiano e a resistência dos africanos e seus descendentes, a família escrava, a importância das irmandades negras e a alforria através das Ações de Liberdade.

A professora Luciana Machado da Costa, que ministrou o curso, avalia que a sua relevância reside em ressaltar o papel ativo dos escravos na construção política, econômica e cultural de nossa nação, desmistificando a imagem de um escravo visto como coisa, sempre alvo de castigos, passivo, quase histórico. "Esse novo olhar sobre a história dos africanos no Brasil combate o preconceito e enseja o orgulho de sermos, todos nós, afro-brasileiros", completa.

.

Nenhum comentário: