sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Saiba mais sobre seu candidato pela internet - TSE



Página Divulga Candidatos 2012, no site do TSE, traz a ficha dos concorrentes no país (Foto: TSE/divulgação)
A internet é uma ferramenta útil aos eleitores que querem se informar antes de votar. Sites de organizações não governamentais e oficiais do governo disponibilizam dados sobre o processo eleitoral, como o histórico dos postulantes a cargos públicos, andamento de processos e também permitem avaliar gestões e propostas (confira a tabela com alguns sites e serviços no fim do texto).

Um dos maiores bancos de dados está no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na página Divulga Candidatos 2012, há informações enviadas pelos 15.521 candidatos a prefeito e 449.488 candidatos a vereador que tiveram o registro homologado no país, como descrição de bens, certidões criminais e pendências judiciais. Além disso, é possível ter acesso às propostas de governo dos candidatos ao Executivo.
 "Quanto mais informações objetivas o eleitor puder colher sobre seu candidato, mais objetiva será sua decisão", diz o especialista em corrupção Cláudio Weber Abramo, diretor da ONG Transparência Brasil. "O voto, quanto mais racional, melhor", acrescenta.
Fonte: G1



Nenhum comentário: