quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lira da Esperança -aula-

Professora prepara seus alunos para o Natal.

Pequena demonstração das aulas que a Presidente da Lira da Esperança e Professora Esmeralda Olivier ministra apesar das precárias condições e apoio.

As aulas ocorrem ao mesmo tempo em que os maiores estudam outros instrumentos ao lado, por isso há sons de outros instrumentos.


A Febre do Samba “em Roda” SESI Itaperuna


A Febre do Samba “em Roda”
Dia 1 de dezembro
às 20 horas

Os melhores sambas enredo de todos os tempos!
O Teatro SESI Itaperuna tem o prazer de apresentar
 em Comemoração ao Dia Nacional do Samba:

O espetáculo é uma ode a cultura brasileira. Uma homenagem aos grandes sambas que fizeram parte da trilha sonora da cidade do Rio de Janeiro ao longo do século XX. O Projeto, uma re-edição do espetáculo apresentado entre janeiro e março de 2012 no teatro SESI RJ, foi concebido para ser um espetáculo pré-carnavalesco, mas devido ao grande sucesso foi prorrogado por mais duas semanas após o carnaval.


O espetáculo apresenta às novas gerações algumas pérolas vivas na memória do País.

Local: Teatro SESI Itaperuna
Data e hora: 01/12, às 20h
Ingressos: R$ 20,00
Classificação: 16 anos


BRANCA DE NEVE

UMA NOVA VERSÃO PARA O CONTO DE FADAS

Dia 2 de dezembro
às 17 hora

O espetáculo inova ao apresentar para o público, apenas com gestos, uma variação do famoso clássico infantil. No palco, 20 personagens interpretados por três atores brincam e estimulam a imaginação de crianças e adultos.

Data e hora: 2/12, às 17h
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: Livre





O Adeus ao Seresteiro Sr. Ivan Mury


O Adeus ao Seresteiro 
                                                                                             Por Claudete Cerqueira

A vida me concedeu a alegria de conhecer o Sr Ivan Mury!

 Lembro-me sempre do quanto era bem recebida em sua casa, por ele e Dona Lucy, casal que irradiava simpatia, simplicidade e bom acolhimento.


 Dona Lucy sempre sorridente e Sr Ivan na sala, imponente, sentado com uma postura impecável, segurando o seu violão como quem carrega o mais nobre dos troféus!!! 


 Meus olhos se apressavam em correr atrás de seus dedos velozes que lindamente dedilhavam "saudade do matão" e muitos outros  belos clássicos da música popular brasileira! 


Ficava ali desfrutando aquele momento mágico e admirando a perfeição da técnica daquele violonista virtuoso, um concertista de alto padrão digno de uma plateia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro ou de qualquer outra grande capital. No entanto esse músico de primeira linha, de olhos claros e voz rouquinha nunca estudou num conservatório ou numa escola de música. Já nasceu pronto, como nascem os bem dotados e abençoados por Deus! Seu violão era o grande companheiro das horas de folga após a longa jornada de trabalho em suas fazendas. E seu melhor amigo, também violonista renomado e fazendeiro, o ilustre René Zanelli era o seu melhor amigo e o seu maior parceiro, na vida e na música. Amizade verdadeira de uma vida inteira! 


A serenidade sempre foi, a meu ver, a característica mais marcante do  Sr Ivan Mury. Conseguia administrar trabalho, vida familiar, negócios, amizades e seu amor à música com total maestria.


 Manteve uma sociedade harmoniosa e próspera com seus dois irmãos Ênio e Guaraná e expandiram seus negócios adquirindo mais fazendas também na Bahia, porém sempre mantendo as de Itaperuna.

De seu casamento feliz com Dona Lucy Tinoco nasceram os três filhos: Wellington Jorge Ivan e Ivone. Depois vieram os netos e os bisnetos. 


A filha caçula Ivone, certamente soube se apoderar da herança que lhe deixou seu pai: a de saber levar a alegria aonde quer que ela vá...e muito aprendeu sobre o valor da família e da amizade.


 Como afirma o René Zanelli:"Ivan tinha o dom de abrir as portas para os amigos. Era como um irmão mais sábio,que conquistava , que intermediava e conciliava.” 


Ao pensar na vida do Sr Ivan ainda  me lembro de  algumas conversas que tivemos e de uma frase que ele dizia:


" ­­­­­­– Onde chegamos com a música levamos alegria e ganhamos novos amigos !"


Seu compositor favorito era Dilermando Reis e sua música preferida ABISMO DE ROSAS.


Também me lembro carinhosamente da música que ele me pediu para cantar enquanto tocava ao violão: "Bate outra vez com esperanças o meu coração...."


Cantamos juntos por algum tempo essa e outras músicas e foi muito bom!


O coração dele parou no dia 6 de outubro de 2012, ao lado da dedicada acompanhante dona Elma, após longos meses de luta e sofrimento deixando muita saudade e a certeza de que marcou sua presença entre nós e muito contribuiu para a cultura itaperunense. 


Mas meu coração continua batendo forte, cheio de esperança que ele, o nosso seresteiro romântico, continue dedilhando suas valsas no paraíso, na casa de Deus e ao lado de Lucy, seu grande amor!


Adeus Seresteiro!

Fonte: Estilo Off, Novembro 2012



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Terra um ponto para o questionamento!

Pixinguinha em vídeo





Dentre as boas coisas das redes sociais, este foi um excelente presente de Zeca Ligiero, Diretor, Ator e Professor de Teatro, por ter compartilhado esse vídeo feito por Thomaz J. Farkas realizado em 1954, quando ainda eu nem era nascido. No vídeo explica tudo vale a pena ver.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Homenageada com "Maior Lactação do Ano" Vânia ACT


Vânia ACT, 

homenageada, no dia 17 de Novembro de 2012, na Solenidade dos Melhores do Ranking 2011/2012 na categoria "Maior Lactação do Ano" (atual Recordista Mundial com lactação de 11.636 kg de leite em 365 dias).  

Propriedade do condomínio

  "Guzerá Peixe Branco" e "Guzerá Sem Fronteiras".

 Vejam agora a terceira edição digital do Informativo ACGB:



sábado, 17 de novembro de 2012

Força Verde muda a face de Laje do Muriaé





O povo tem resistência à mudança, é muito crédulo e acredita nas promessas e ainda fortalecido pela máquina governamental cria-se esquemas e dá respaldo às suas promessas. Com isso o povo se entrega, mas na prática de um domínio, aparentemente consolidado, não se espera que uma grande onda de idealistas revoltados formem uma força, emergindo o anseio de renovação, focado numa pessoa idônea facilitando a convergência de ideais somadas à capacidade de ação do grupo e que se não fosse efetivada a tempo por certo o dominante teria ganho as eleições.

Segundo Marcelo Carreiro, Poeta e Vereador eleito nas últimas eleições:
 “A juventude lajense deu um importante passo rumo ao desenvolvimento sociopolítico e cultural de Laje do Muriaé. No dia 15 de novembro de 2012, formada a Assembleia Geral de fundação, com a participação de lajenses interessados na causa, foi fundada a Associação de Desenvolvimento Social, Político e Cultural Lajense – FORÇA VERDE -
Os objetivos principais da Entidade são promover o debate político no município de Laje do Muriaé, através de reuniões, audiências públicas, Congressos e outros eventos que promovam a mobilização da sociedade lajense, desenvolver atividades culturais que busquem resgatar a Memória Cultural do Município de Laje do Muriaé, planejar, organizar e operacionalizar, inclusive em parcerias com outras instituições, programas, projetos e eventos que desenvolvam noções de cidadania, ética, sustentabilidade e ação social, fomentar, gradativamente, atividades de inclusão de não associados às atividades restritas aos membros associados, inclusive pessoas com menor condição econômica, gratuitamente, mediante estudo prévio de viabilidade financeira, promover eventos de confraternização, esportivos, recreativos entre os membros da Entidade, além de Fiscalizar as ações dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais.

Não poderão exercer funções na Entidade pessoas que ocupem cargos em comissão, função de confiança ou gratificada no Município de Laje do Muriaé, compreendendo os Poderes Legislativo e Executivo, ou possuir parentes em linha direta ou colateral até o segundo grau, inclusive por afinidade, ocupando tais cargo ou funções, e não ocupar cargo eletivo nos Poderes do Município ou possuir parentes até o segundo grau, em linha direta ou colateral, inclusive por afinidade, ocupando tais cargos, com o objetivo precípuo de que o poder público não interfira, direta ou indiretamente, na organização da FORÇA VERDE.


A Primeira Diretoria foi eleita, com os seguintes membros fundadores:
Presidente: Carlos Vinicius Goulart
1º Vice Presidente - Caio Márcio Antinarelli Freitas
2º Vice Presidente Marcio Bumba

Diretores de Comissões
I - Administração e Tesouraria - Ricardo Garcia
II - Meio Ambiente e Agricultura - Djalma Sthel
III - Obras e Transporte - Jamerson Souto
IV - Esporte, Cultura e Lazer - Wellington Pacheco
V - Saúde - Erluzia Ligiéro
VI - Ação Social - Renata Decottignies Machado
VII - Licitações e Contratos - Arthur Poyares
VIII - Comunicação Social - Ana Carolina Andrade
IX - Acompanhamento do Legislativo - Luis Felipe Bastos
X - Educação - Jamily Poeys

Conselho Fiscal
Presidenta - Érica Moraes
Marcelo Totônio
José Augusto Ligiéro
Suplentes do Conselho Fiscal
Cléria Fulgêncio
Luiz Matias
Aloísio Cunha

Para ser membro da Entidade, de acordo com o Estatuto aprovado, após a assembleia de fundação, o Conselho Executivo, mediante indicação de membro fundador, deliberará, por maioria simples e observado o quorum para deliberação, sobre a aceitação ou recusa de membro, podendo essa decisão ser tomada sem a necessidade de motivação sobre a recusa. 

Parabéns a todos pela iniciativa e que a diretoria eleita possa desempenhar com maestria suas funções.”


É importante salientar que este grupo na sua segunda ação efetiva está promovendo o 1º Natal Solidário em Laje do Muriaé.




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Programação do Teatro SESI/ Itaperuna - novembro


O Sistema FIRJAN apresenta nesta sexta-feira, 09 de novembro, às 20h, no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna, a apresentação do espetáculo “Jorge Amado em Acordes Brasileiríssimos”. 

A entrada para o evento é gratuita.


O espetáculo vai ser realizado pela cantora Lene Moraes. Serão apresentadas músicas que foram temas de novelas, mini-séries e filmes baseados na obra do escritor, como Tieta, Gabriela, e diversas outras. Também haverá toda uma montagem teatral em cima das músicas, com atores representando os personagens das obras.

A apresentação, que será realizada em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, trará toda uma combinação de ritmos brasileiros. As músicas passam pelo samba, frevo, música de capoeira, afoxé, entre outros.

A banda de Lene Moraes é composta por Renato Arpoador (Violão), Túlio (Cavaquinho), Wagner Moreira (Sax e flauta), Júnior Silva (Percuteria), Alfeu e Leonardo (Percussão), Luciano Carvalho (Baixo elétrico e acústico) e os Músicos da Orquestra do Centro de Cultura (Violinos e violoncelos).






Impressionismo: Paris e a Modernidade - CCBB Rio de Janeiro



Impressionismo: Paris e a Modernidade
23 Out    a    13 Janeiro de 2013

Local: 1º e 2º andar | CCBB RJ 

Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h 



A exposição traz pela primeira vez ao país uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay de Paris, um dos mais visitados museus do mundo, dedicado à arte do século XIX e detentor da mais importante coleção de impressionistas. 

A mostra reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX e é dividida em seis módulos – “Paris: a cidade moderna”, “A Vida Urbana e Seus Autores” e “Paris É Uma Festa”, “Fugir da Cidade”, “Convite à Viagem” e “A Vida Silenciosa”, com obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Gustave Coubert, Carot, Henri Toulosse-Lautrec, Jules Lefebvre, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros mestres.

No dia 23, às 19h, haverá uma mesa-redonda com a participação dos curadores. O evento é gratuito, com senhas distribuídas uma hora antes do início da palestra. Durante todo o período da exposição, o Programa Educativo desenvolverá ações que acontecerão ao longo do dia em vários espaços do CCBB. Você poderá ser surpreendido com uma destas atividades.

O público visitante terá à sua disposição souvenirs confeccionados para a mostra e que estarão à venda para o público em quiosque especialmente montado para o evento.

Curadoria: Guy Cogeval (presidente do Museu d’Orsay), Caroline Mathieu (conservadora-chefe do Museu d’Orsay) e Pablo Jimenez Burillo (diretor-geral da Fundación Mapfre). 
Patrocínio: Banco do Brasil, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e BB DTVM. 
Apoio: Cielo e Brasilprev.