sábado, 21 de fevereiro de 2009
Autoria negada - Fonte: Jornal da Poesia
Talvez a mais famosa não-autoria seja a do poema "Instantes", atribuído a Jorge Luís Borges. Mas não é de Borges. Seria de Nadine Stair. Mas não é. Betty Vidigal, em bem fundamenta pesquisa, comprova que não é de nenhum dos dois, Borges ou Nadine.
O "Namorada", de Artur da Távola, é outro que se atribui a Drummond, mas é de Távola.
E mais outro, No caminho com Maiakóvski, que seria de Bertolt Brecht ou Vladimir Maiakóvski ou de um pastor protestante, alemão, da época do nazismo. Parece que o tema teria começado começa com o reverendo alemão, mas o poema é de Eduardo Alves da Costa.
Vários sonetos de Camões, dizem que ele não os escreveu. Aqui no Ceará temos o Quintino Cunha, poeta e sátiro. Basta surgir uma presepada nova no trecho e a gente descarrega nas costas dele: É do Quintino! Da mesma forma, na Bahia, Gregório leva a culpa por muita coisa que não fez. É assim mesmo.
Eis a lista dos principais:
1 - No caminho com Maiakóvski, que não é de Maiakóvski, mas seria de Martin Niemöller, um pastor luterano, mas é de Eduardo Alves da Costa
2 - José Nêumanne Pinto comenta o assunto
3 - Betty Vidigal: Pingo no i de Instantes, indevidamente atribuído a Borges... e também a Nadine Stair
4 - Instantes, que não é Borges... nem de Nadine Stair
5 - Marionete, que não é de Garcíia Márquez
6 - Procura-se um amigo, que não é de Vinicius de Moraes
7 - Ter namorado, que não é de Drummond
8 - Orgulhosa, que não é de Castro Alves
9 - Não te amo mais, um poeminha para ser lido de cabeça para cima e de cabeça para baixo, que não é de Clarice Lispector
-
Nota:
Faltam outros. Um texto "de" Jabor, um outro "de" Pessoa. Por favor, mande-mos. Aliás, mande não! Já chega de tanta palhaçada.
Fonte:http://www.revista.agulha.nom.br/autoria.html
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário