sábado, 27 de setembro de 2008

Eleições 2008

“Educação Política para a Cidadania” (Professor Sylton Freitas).

As informações foram colhidas na entrevista feita aos atuais Vereadores/Candidatos à reeleição, presentes à seção da Câmara Municipal de Itaperuna, no dia 17 de setembro de 2008, quanto ao papel da Educação como instrumento da democracia e do “bem comum” e do conhecimento da campanha “ELEIÇÕES LIMPAS” (iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral e da Associação dos Magistrados Brasileiros).


Relatório Conclusivo

Percebeu-se que 100% dos entrevistados têm pleno conhecimento da Campanha pela Promoção de Eleições Limpas vinculada na mídia e demonstram acreditar ser esta iniciativa dos Magistrados de grande importância para a valorização do voto consciente. Também reconhecem a necessidade do maior empenho dos eleitos na promoção da Educação Pública.
Lamentáveis são 80% admitirem que a prática da compra de votos ainda está presente no cotidiano de nossa sociedade e entenderem este fato (90%) como da responsabilidade dos eleitores, que aceitam vender votos por favores e ou vantagens. Foram unânimes ao acreditarem ser a Educação a principal alavanca para o progresso, mas apenas 55% deles compreendem que as instituições hoje existentes em Itaperuna são ainda insuficientes.
Lamentável ainda é 80% dos Excelentíssimos Senhores Vereadores presentes terem consciência de que o piso salarial dos professores Públicos Municipais é inferior ao piso recomendado pelo Governo Federal e que os mesmos não recomendariam, como pais de adolescentes, que estes ingressassem em Cursos de Formação de Professores. Assim, a pergunta: Qual o futuro da Educação sem Professores?
As respostas às indagações de 9 a 11 apresentaram certo grau de incoerência, visto que, 70% afirmaram ter hábitos de visitarem as escolas Públicas Municipais e fiscalizarem o desempenho da Educação no Município e 100% deles afirmaram ter conhecimento de como os jovens itaperunenses têm acesso às unidades escolares, mas somente 80 % afirmam conhecer o cardápio da merenda escolar. Sendo assim, não foi possível avaliar se realmente conhecem a realidade das unidades escolares do Município, uma vez que, não houve uma unanimidade nas respostas.

(Relatório apresentado pelos alunos numa análise coletiva e democrática das turmas perante as entrevistas colhidas. Suas opiniões estão fundamentadas dentro dos princípios éticos e técnicos.)

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