terça-feira, 18 de setembro de 2012

As Eruditas no SESI/Itaperuna




Poderia falar muita coisa sobre meu descontentamento... Mas por traz daquela cortina vermelho/vinho estava uma iluminada sala que reluzia como o sol do amanhecer, convidando-me a viver a beleza em tons de versos colorindo o texto com suas rimas como o original do século XVII, o que parece ser a tônica principal, com muito humor. Sem deixar de encantar com trejeitos hilariantes da linguagem corporal.

Apresenta-se logo de início o conflito corpo/mente que apesar de ser apenas um, tende-se a separá-lo por um tênue mecanismo de defesa, no caso, a sublimação. Nesse contexto de oposição, apareceram vários outros, no desenrolar, como: erudição/ignorância, riqueza/pobreza, honestidade/desonestidade, interesse/indiferença, verdade/mentira, autoridade/obediência, realidade/fantasia que temperam a comicidade com maestria.

Encantamento é a palavra correta para expressar o tempo vivido durante o espetáculo, em seu tamanho exato! No texto, que escrito no século XVII, traz consigo uma atualidade pertinente à parca evolução do ser humano. Na construção do movimento teatral, contendo em si a direção, a produção, o cenário. Na constelação do elenco que faz desse palco iluminado, apenas um manto escuro da noite para que a luz de seus personagens venha brilhar contagiando, com seus raios de alegria, nosso interior com sorrisos, gargalhadas e vida! Porque é através destes talentos que podemos perceber, em nós mesmos, a beleza.

Elenco:   Theresa Amayo, Gláucia Rodrigues, Jacqueline Brandão, Janaína Prado, Gustavo Ottoni, Lucci Ferreira, Edmundo Lippi, Renata Sabino e Bruno Ganem.
Participação especial: Élcio Romar

Esses mesmos artistas que nos dão tanto contentamento, também se emocionam com a interação do público que é dividida após o espetáculo, com fotos e ótimos diálogos fora dos personagens.

Cabe aqui um agradecimento ao Teatro SESI/FIRJAN pela excelente escolha deste e de outros espetáculos, que nos são oferecidos, além de entretenimento nos permite um crescimento intelectual e cultural.

Link para visualizar fotos da apresentação de Gustavo Ottoni, em O Alienista:

O Alienista - Gustavo Ottoni - Circuito Estadual de Artes

Texto:

Dispa-se - Marco Antonio




Nenhum comentário: