segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Esclarecimento - Por Claudete Cerqueira.



Escrevi esse artigo sobre o amor que o papai tem por Itaperuna e pelos itaperunenses. Veja se existe algo que possamos fazer para melhorar a sintonia da cidade e esclarecer a deturpação jornalística?

Hoje cedo fui surpreendida por este absurdo artigo no jornal O Globo que anunciava a despedida do Claudão. Fiquei pensando no grau de maldade, veneno e destrutividade que pode existir em alguém que articula algo assim.

Quem conhece Cláudio Cerqueira Bastos sabe muito bem o que pode esperar dele: uma total dedicação à causa de Governar Itaperuna.

Ele lutou 12 anos contra o poder econômico, as politicagens, as jogadas políticas clássicas e se manteve sempre fiel ao seu povo e ao seu ideal. Mesmo sendo hostilizado, desestimulado e até mesmo ridicularizado por muitas pessoas, ele não se abateu e continuou perseverando para conseguir novamente voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

Iniciou a sua campanha como um típico bloco do eu sozinho, mas a sua fé, a sua coragem e determinação conseguiram contagiar e fazer renascer no povo novamente a confiança e esperança em dias melhores. Fez tudo isso com uma inabalável autoconfiança, total humildade e aquela certeza que só pode ser entendida ou justificada quando se ouve a voz do coração.

E tudo isto, não são palavras, são atitudes, constatações, fatos que podem ser comprovados por qualquer cidadão.

Cláudio Cerqueira Bastos não é apenas um nome, é um político na real grandeza do sentido da palavra, daquele que vive para servir ao povo. Seu estilo único de governar deveria ser motivo de orgulho para a cidade e inspiração para os jovens que desejam ingressar na carreira política, porém,em vez disso desperta muita fúria naqueles que não gostam de trabalhar e desejam apenas manipular e governar em causa própria .

Mas, apesar de toda essa campanha negativa, o que se pode constatar a olhos vistos é que mesmo com idade avançada, ele se renova a cada dia, pois ele sempre soube que a maior fonte da juventude é uma palavra mágica chamada MOTIVAÇÃO.

O tônico milagroso que ele ingere ninguém pode comercializar. Cada obra concluída, cada melhoria para a vida do povo da cidade é uma pílula gigantesca de realização!

Se existe algo que não se consegue separar é Itaperuna de Claudão. Não existe Claudão sem Itaperuna e nem Itaperuna sem Claudão, Aonde quer que se ande ou se olhe, pode-se encontrar um pouco do Claudão. No alto do Cristo Redentor, na música alegre da banda que passa; na vibração do futebol do Porto Alegre Futebol Clube, nos calçadões floridos da cidade, nos eventos populares da concha acústica, nas pontes que unificam os bairros da cidade, nos distritos, nos carnavais, nos beijos das crianças, nos abraços comovidos das comadres, nos encontros com as pessoas na rua... lá ele está! Vivendo a Itaperuna de cada dia!

E é exatamente isso que Itaperuna representa para Cláudio Cerqueira Bastos: a sua grande inspiração, a verdadeira paixão e sua principal fonte de realização. Como diria o Claudão:

- Desistir de Itaperuna?

-Nem morto!...

O amor é mesmo atemporal!

Por Claudete Cerqueira.


.

domingo, 29 de novembro de 2009

Adler Tatagiba e José Carlos Ligiero são notícias no Globo - 29/11/2009

Clique nas fotos para ampliar
Saiu no jornal O GLOBO,
no caderno Norte Fluminense
no dia 29 de novembro de 2009.

Provas do ENCCEJA são adiadas para 2010

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) lembra os candidatos inscritos que as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) Ensino Fundamental, previstas para serem realizadas neste domingo (29), foram adiadas para o dia 21 de fevereiro de 2010. O exame é um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do Ensino Fundamental.
As inscrições continuam abertas até a próxima segunda-feira (30) e podem ser feitas no endereço www.encceja.inep.gov.br/inscricao. Os candidatos inscritos receberão o cartão de confirmação de inscrição contendo o local de provas até o dia 2 de fevereiro, no endereço indicado no ato da inscrição.

Fonte: Portal Click

sábado, 28 de novembro de 2009

Unicidades 14 - Especial Miracema


Clique para ampliar.


Nesta edição de novembro conheça os principais Museus de Amsterdã e suas fabulosas exposições.E saiba tudo sobre Maquiagem Mineral.Com a culinária, coloque um sabor bem brasileiro na sua mesa e a seguir fique por dentro das Dicas Culturais.
No Especial Miracema...descubra ou redescubra toda a beleza deste patrimônio cultural fluminense.
E muitas outras surpresas esperam por você... já nas bancas!

.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Café das Artes 11

Para ler clique na foto.
Café das Artes- 2008 no link abaixo:
.

Rádio no Ar – 26 de novembro no Teatro SESI




Uma comédia com Raul Gazolla e Marcos Veras




A rádio tem um papel cativo no coração dos brasileiros. Em muitos lares, é ela quem dá o primeiro bom-dia, apresenta as notícias mais frescas, as promoções imperdíveis do mercado, os melhores conselhos, as mais fortes emoções. A relação do brasileiro com seus aparelhos de rádio é íntima, como se locutores e comentaristas fizessem parte da família. Quantas vezes não se está tão familiarizado com uma voz que parece ser de um amigo antigo? Quantos radialistas não se tornam companhia inseparável dos brasileiros que estão a caminho do trabalho, ou preparando o café-da-manhã para seus filhos?


O espetáculo Rádio no Ar, nesta quinta-feira, no Teatro SESI Itaperuna, leva o espectador justamente para os bastidores destes programas que fazem parte de sua vida há tanto tempo. Não se trata de uma sátira, e sim de uma homenagem bem-humorada a todos os comunicadores de rádio. Seus quadros retratam as atrações mais comuns nas rádios populares: as notícias, com comentários precisos e o imediatismo que só a rádio possibilita; o consultório sentimental para aqueles que procuram soluções para seus problemas pessoais; a rádio-novela e sua força dramática na imaginação do público; as promoções, as piadas, os comentários sobre música, a participação dos ouvintes e as mensagens positivas. Tudo no espetáculo busca o humor não em sua forma rasteira, gratuita, mas por meio da identificação dos signos radiofônicos presentes no palco com as lembranças que todos trazem dos programas que se tornaram amigos de seus dias.


Ingressos no SESI:
Rádio no Ar, quinta-feira, dia 26 de novembro, às 20h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: 12 anos

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200
.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cadastramento e recadastramento dos artesãos de Itaperuna




Com o objetivo de revitalizar e promover o artesanato local, a Associação de Artesãos de Itaperuna realizará de 07 a 11 de dezembro de 2009, das 13h às 17h, o cadastramento e recadastramento dos artesãos do município de Itaperuna, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, situada na
Avenida Cardoso Moreira, 285,
Shopping Itaperuna Rio Center, sala 108.


Secretaria de Desenvolvimento,Indústria, Comércio e Turismo

.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia de Ação de Graças - C. E. 10 de Maio


Clique na imagem para ampliar.


A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.

O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos.

O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.

Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças.

Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!

Professores do Ensino Religioso do Colégio Estadual 10 de Maio.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro -



Pablo Picasso, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana - e aí surgiu nitidamente a inspiração para o movimento cubista.
Um exemplo dessa influencia é o importante quadro "Les Demoiselles D'avignon".


África de todos nós
Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da colonização feita pelos europeus, eram bambambãs em várias áreas: eles dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias; e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna. A biblioteca de Tumbuctu, em Mali, reunia mais de 20 mil livros, que ainda hoje deixariam encabulados muitos pesquisadores de beca que se dedicam aos estudos da cultura negra.

Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não é relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáris e mulheres de cangas coloridas. "Essas ideias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% de nossa população é vítima", afirma Glória Moura, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB).Negros são parte da nossa identidade.

O pouco caso com a cultura africana se reflete na sala de aula. O segundo maior continente do planeta aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, deixando capenga a noção de diversidade de nosso povo e minimizando a importância dos afro-descendentes. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei no 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. "Uma norma não muda a realidade de imediato, mas pode ser um impulso para introduzir em sala de aula um conteúdo rico em conhecimento e em valores", diz Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, membro do Conselho Nacional da Educação e redatora do parecer que acrescentou o tema à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A cultura africana oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento. Para Iolanda de Oliveira, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, se a escola não inclui esses conteúdos no planejamento, cada professor pode colocar um pouco de África em seu plano de ensino: "Não podemos esperar mais para virar essa página na nossa história", enfatiza. Antes de saber como usar elementos da cultura africana em cada disciplina, vamos analisar alguns aspectos da história do continente e os motivos que levaram essas culturas a serem excluídas da sala de aula.

O ensino de História sempre privilegiou as civilizações que viveram em torno do Mar Mediterrâneo. O Egito estava entre elas, mas raramente é relacionado à África, tanto que, junto com outros países do norte do continente, pertence à chamada África Branca, termo que despreza os povos negros que ali viveram antes das invasões dos persas,gregos e romanos.A pequisadora Cileine de Lourenço, professora da Bryant University, de Rhoad Island, nos Estados Unidos, atribui ao pensamento dos colonizadores boa parte da origem do preconceito: "Eles precisavam justificar o tráfico das pessoas e a escravidão nas colônias e para isso ‘animalizaram’ os negros". Ela conta que, no século 16, alguns zoológicos europeus exibiam negros e indígenas em jaulas, colocando na mesma baia indivíduos de grupos inimigos, para que brigassem diante do público. Além disso, a Igreja na época considerava civilizado somente quem era cristão.

Uma das balelas sobre a escravidão é a ideia de que o processo teria sido fácil pela condição de escravos em que muitos africanos viviam em seus reinos. Essa é uma invenção que não passa de bode expiatório: a servidão lá acontecia após conquistas internas ou por dívidas – como em outras civilizações. Mas as pessoas não eram afastadas de sua terra ou da família nem perdiam a identidade.

Muitas vezes os escravos passavam a fazer parte da família do senhor ou retomavam a liberdade quando a obrigação era quitada com trabalho. Outra mentira é que seriam povos acomodados: os negros escravizados que para cá vieram revoltaram-se contra a chibata, não aceitavam as regras do trabalho nas plantações, fugiam e organizavam quilombos. A exploração atrapalhou o desenvolvimento.

A dominação dos negros pelos europeus se deu basicamente porque a pólvora não era conhecida por aquelas bandas – e porque os africanos recebiam bem os estrangeiros,tanto que eles nem precisavam armar tocaias: as famílias africanas costumavam ter em casa um quarto para receber os viajantes e com isso muitas vezes davam abrigo ao inimigo. Durante mais de 300 anos foram acaçambados cerca de 100 milhões de mulheres e homens jovens, retirando do continente boa parte da força de trabalho e rompendo com séculos de cultura e de civilização.

Fonte: http://www.novaescola.org.br/

Nossa Fonte foi o blog Tribarte da professora Aline Carla:
http://www.tribarte.blogspot.com/

Em Itaperuna:

As comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra começará na sexta-feira, na Concha Acústica a partir das dezessete horas com a apresentação de vários grupos culturais, uma iniciativa da MOABI(Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna.

E o Jornal DMais Cultura com o apoio da Coordenadoria Regional de Educação, da Federação dos Estudantes e a da Culturita movimentarão a manhã de sábado a partir das nove horas, transformando a Praça Nilo Peçanha em um grande palco de valorização da cultura afro-brasileira.

Participe você também, pois prestigiar os eventos locais é tarefa muito importante para o enriquecimento de toda a sociedade itaperunense.


.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Encerramento do Projeto Banda Larga em Itaperuna

Raul Couto Leal expõe no Rio de Janeiro





O miracemense Raul Couto Leal estará em nova exposição de arte e pintura na Galeria de Arta Ibeu, em Copacabana. A abertura da exposição será no dia 26 de novembro às 20 h e encerrará no dia 18 de dezembro.

O endereço da galeria é Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 - Copacabanda - Rio de Janeiro -RJ

Para conhecer o trabalho do artista, acesse: http://www.raulleal.com.br/

Enviado por Angeline do blog "O Vagalume":
blogovagalume.blogspot.com

.

Show Cláudio Zoli – 20 de novembro no Teatro SESI - Itaperuna


Comemorando seus 25 anos de carreira

Para saber mais visite o site dele:
http://www.claudiozoli.com.br/novo/

O novo trabalho do artista carioca Cláudio Zoli promete não deixar ninguém parado. Comemorando 25 anos de carreira, o cantor se apresenta no próximo dia 20 de novembro, no Teatro SESI Itaperuna, lançando o álbum Diamantes, segundo DVD da sua carreira. Gravado no Ásia 70, em São Paulo, o show traz uma apresentação mais intimista de Zoli, muito focada na qualidade de seu som.

No repertório, além dos sucessos de sua carreira, o artista revisita, com novos arranjos, músicas que não foram trabalhadas em seus discos anteriores. Embalado pelo hit Noite do Prazer, Zoli presta uma grande homenagem aos intérpretes da música soul brasileira. O artista retrata, à sua maneira, músicas que fizeram sucessos nas vozes de Jorge Benjor, Que Maravilha, e Djavan, Linha do Equador. O destaque fica por conta da balada romântica Diamantes.

O artista – Nesses 25 anos de estrada, Cláudio Zoli integrou diversas bandas. Desde o início, na banda Brylho, até a passagem pela Tigres de Bengala, no qual dividia o palco com cantores Ritchie e Vinícius Cantuária, o músico sempre se manteve fiel ao estilo refinado de seu som, seja nas baladas ou nas músicas dançantes.

Considerado por muitos como um dos principais representantes da soul music no Brasil, Cláudio Zoli mescla em seu trabalho as influências do ritmo americano, com o universo carioca e o suingue brasileiro, criando uma maneira totalmente particular e original de fazer música.

Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Cláudio Zoli cresceu ouvindo a nata da black music (Marvin Gaye, Stevie Wonder, Tim Maia) e começou a cantar e a tocar violão ainda garoto. A estréia profissional foi aos 17 anos de idade na banda de Cassiano, que se tornaria o seu guru. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente o soul-reggae A Noite do Prazer.

A banda acabou em 1985 e, no ano seguinte, ele estaria lançando o seu primeiro disco solo, Livre Para Viver. Três anos depois, Zoli voltou a ser sucesso quando Marina gravou À Francesa, parceria com o irmão da cantora, Antônio Cícero. Mais tarde, Elba Ramalho gravou sua Felicidade Urgente. A carreira de intérprete, porém, começou a não ir tão bem, e ele passou em 1993 pelo grupo Tigres de Bengala. Em 1999, Zoli retomou a carreira fonográfica solo, interrompida por oito anos, com "Férias", álbum no qual acrescentou elementos do rap e do R&B ao seu tradicional soul-funk-samba.

Ingressos no SESI:
Cláudio Zoli, sexta-feira, dia 20 de novembro, às 20h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: Livre para todas as idades

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200

.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fanzine "Estúdio de Idéias" Nº 24 - Alecsander Tatagiba

Clique no Fanzine para ampliar.
"Um Espaço Vazio"
delimitando um espaço vazio.

Fanzine "Estúdio de Idéias"
Edição número 24
20 de Setembro de 2009
Autor: Alecsander Tatagiba



Veja os Blogs do Autor nos links abaixo:
Página da Net




.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Banda "Sociedade Musical Itaperunense" Comemora seus 50 Anos





A
Banda de Música Sociedade Itaperunense
comemora exatamente no próximo
domingo 15 de novembro de 2009,
cinqüenta anos de existência, educando e profissionalizando várias gerações de jovens. Como bem define o grande músico brasileiro Heitor Villa-Lobos: “o conservatório brasileiro de música são as bandas de música” Em vários municípios brasileiros a história das bandas de música se confundem com a própria história das cidades. E em Itaperuna não é diferente. Em 1959, a iniciativa de Cláudio Cerqueira Bastos, que na época ainda não era político, mas um músico um dos professores e cidadão bastante participativo, em convidar os amigos: Alcemar Vargas e Lourival de Cnop para fundarem a
“Sociedade Musical Itaperunense”
descortinou para muitos um mundo de novas possibilidades. E convidaram o
Maestro José Carlos Ligiero,
que segue à frente desta banda tão premiada nesses cinqüenta anos. E para celebrar tantas alegrias trazidas pela “Sociedade Musical Itaperunense”.

O próximo domingo em Itaperuna será de comemoração regada à boa música,
com a presença valiosa de diferentes bandas da região.
O evento organizado pela
Secretaria Municipal de Educação,
acontecerá a partir das
16 horas na Praça Nilo Pessanha.

Participe você também!!!

“Valorizar um bem de raiz, um ato de cidadania” (Eduardo Wermelinger)


.

Cristo Dance 2009 - Dia 14/11 Itaperuna

Clique no cartaz para ampliar.
.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curupira - Peça Infantil no SESI, dia 14/11/2009 - Itaperuna



O espetáculo Curupira, escrito por Roger Mello, um dos mais talentosos e premiados autores e ilustradores de sua geração, situa o seu enredo em uma mata fechada, do interior de Minas Gerais, numa noite de lua cheia, no momento em que dois irmãos estão na companhia de estranhos personagens da região: o Velho da Mata, a Velha da Embolada, a Mariposinha e de gritos e assovios, que prenunciam a presença de um curupira pelas redondezas. Diz a lenda que Curupira faz caçador se perder na mata em dia de sexta-feira!!! Um assobio aqui, outro mais adiante e quando se vê... não tem mais jeito. Não tem mais volta. É assim o Curupira: protetor de um lado, assustador do outro. Meio bicho, meio gente, meio assombração – se é que pode haver três meios.

Devido a este sucesso Curupira foi convidado para participar do Projeto Itinerância, idealizado por Cláudio Vasconcelos, diretor do CCBB, que tinha como objetivo levar os melhores projetos apresentados no Centro do Rio para diversas cidades do Brasil. Graças a este projeto o espetáculo foi visto nas cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis, onde participou do Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo, sendo indicado para três prêmios: melhor ator, melhor iluminação e melhor figurino. E venceu o prêmio de melhor figurino.

O espetáculo Curupira concorreu a seis Prêmios Mambembe/1995, nas categorias de melhor autor, diretor, ator, figurino, categoria especial e cinco melhores do ano. Nestes 14 anos de sucesso, o espetáculo já percorreu diversas cidades do Brasil, com a impressionante marca de 227 sessões, para um público estimado em 75.000 espectadores em todo o Brasil.

O espetáculo tem a sua escrita cênica baseada em estudos aprofundados da Cia Boto-Vermelho nas teorias do encenador alemão Bertolt Brecht: a quebra da quarta parede, o distanciamento épico, o teatro social e didático, a utilização de uma cenografia utilitária – que se utiliza apenas de objetos essenciais para a construção da cena teatral e da dramaturgia e a iluminação como uma personagem que vai desenhando os caminhos da mata.

A dramaturgia de Roger Mello nos dá uma construção de texto que vai desvendando aos poucos os mistérios deste ser mitológico e nos proporciona um final surpreendente onde podemos perceber a junção de um grande quebra-cabeça que nos é apresentado peça a peça durante o espetáculo. A trilha sonora de todo o espetáculo é composta de intervenções musicais e de músicas inéditas do maestro Villa-Lobos, além da execução ao vivo de flauta doce pela atriz e cantora Priscila Paraíso, que também canta, à capela, músicas populares. A concepção cenográfica é composta de folhas secas cobrindo todo o espaço cênico, e a mata é toda criada através de uma refinada arquitetura de luz que desenha o interior da mata e seus diversos caminhos. É uma cenografia clara, limpa e que vai se desenvolvendo aos poucos diante dos olhos dos espectadores. Os figurinos são alegorias que preenchem os espaços e determinam a origem de cada um dos personagens.


Ingressos no SESI:
Curupira, sábado, dia 14 de novembro, às 17h: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200


.

Cinema da Cidade



O governo federal decidiu estimular pequenas cidades do interior do país – que viram, ao longo dos anos, seus cinemas se transformarem em supermercados e templos religiosos – a construir salas de exibição para seus moradores. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, apresentou na Câmara dos Deputados em Brasília o programa Cinema da Cidade, que irá financiar a construção desses complexos.

O custo do projeto por município é de R$ 1,5 milhão. O recurso é do Orçamento da União, mas sairá de emendas parlamentares. O parlamentar que quiser poderá destinar verbas para levar o projeto à cidade que escolher. O objetivo do projeto é instalar cinemas em todos os municípios do Brasil com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Dos 1.371 municípios que se enquadram nessa condição, 1.777 não têm uma sala de exibição.

Cada complexo terá duas salas de cinema e o ministério oferece quatro modelos, cuja capacidade varia de 70 até 250 poltronas. O projeto prevê ainda a inclusão de uma bombonière e uma sala multiuso. O governo federal vai repassar o dinheiro para a construção e aquisição de alguns equipamentos, como projetores.

No passado, Leopoldina abrigou duas salas de cinema, mas que não resistiram às transformações econômicas do mercado de exibição e fecharam suas portas. Hoje, acreditamos na importância da implantação de uma nova sala de exibição no município, pois a difusão cultural é uma das ferramentas mais efetivas para o estímulo ao desenvolvimento regional. Uma pessoa que entra em contato com uma obra cinematográfica modifica seu olhar diante do mundo e influencia os demais indivíduos à sua volta, permitindo que eles também transformem sua relação com o meio em que vivem e atuam.

O consultor Rodolfo Lima irá se reunir com a administração municipal para discutir a elaboração de um projeto de implantação da sala de cinema, que estará amparado no programa Cinema da Cidade. Segundo Rodolfo Lima, uma sala de cinema em Leopoldina terá como objetivo promover e difundir a cultural local, regional e nacional por meio da exibição de filmes a baixos custos para o consumidor e por meio de projetos socio-culturais para escolas e instituições, além disso, sendo o cinema equipado com um sistema digital, poderemos exibir qualquer filme que entrar em cartaz simultaneamente com os lançamentos nacionais colocando Leopoldina em par de igualdade com os grandes centros.

Este programa será agregado ao projeto do Trem Turístico e Cultural Cineasta Humberto Mauro que leva o nome do cineasta mineiro que revolucionou o cinema brasileiro na década de 1930. Essa temática irá associar um projeto turístico a uma das mais completas formas de expressões artísticas – o cinema – finalizou Rodolfo Lima.

Da ASCOM da MaiS Conhecimento.

Enviado por Angeline do Blog O Vagalume:

blogovagalume.blogspot.com


.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Leo Gandelman – 13 de novembro no Teatro SESI - Itaperuna




Nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, no teatro SESI em Itaperuna, sua apresentação será dedicada ao lançamento do seu novo projeto em CD e DVD "SABE VOCÊ", uma releitura de baladas brasileiras, que nos CD e DVD conta com as participações especiais de Grandes da MPB: Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro.

Saxofonista, produtor, compositor e arranjador, a música sempre esteve presente na vida de Leo Gandelman, que se apresenta nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, no Teatro SESI Itaperuna. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional.

Desde 1977, Leo vem se dedicando à carreira como saxofonista, arranjador e produtor, tendo participado em mais de 800 gravações. Iniciou sua carreira solo em 1987, inspirando-se principalmente na música brasileira e no Jazz, sempre com clara versatilidade e criatividade. Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito durante 15 anos consecutivos pelo concurso Diretas na Música, do Jornal do Brasil, o Melhor Instrumentista Brasileiro.

Voltando ao Brasil, Gandelman também foi solista da Orquestra Sinfônica da Bahia, de Ribeirão preto, entre outras, interpretando a Fantasia de Villa Lobos para Sax Soprano e Orquestra e o Concertino para Sax Alto, de Radames Gnatalli. O mesmo repertório o levou à sala São Paulo, onde se apresentou com a OSESP em 2003, sob a regência do maestro John Nashling. Em 2004, Leo Gandelman foi solista convidado da Orquestra Sinfônica de Brasília no concerto da Independência, com um repertório de músicas brasileiras para o presidente Lula e convidados do governo. E em 2006 gravou um CD/DVD com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, do Concertino de Radamés Ganattali que foi lançado pela Rádio MEC.

Essa Rádio MEC fará um programa no dia 14, às 12 horas, com o Itaperunense, ADLER TATAGIBA como já fizemos uma postagem sobre o assunto neste link:

Adler Tatagiba Participa da Programação de Rádio MEC, dia 14/11/2009

e o Programa será reprizado na terça-feira às 22 horas.



Adler Tatagiba
.

LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO CAFÉ FLUMINENSE




Dina Lerner e Regina Pontin, do INEPAC e Marcelo Salim de Martino, coordenador do Inventário das Fazendas de Miracema.

Num fim de tarde alegre, foi lançada ontem no Rio de Janeiro a 2ª edição do "INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE". O evento aconteceu no Centro Cultural Light, onde além de um telão com imagens das fazendas foi apresentado um show com artistas do Teatro Municipal.

Nessa edição estão incluídas várias fazendas de municípios como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e outras, incluindo 8 fazendas de Miracema. O trabalho de inventariação destas fazendas foi realizado por uma equipe de miracemenses: Marcelo Salim de Martino (coordenador), Vitor Caveari Lage (levantamento de campo e digitação), Jean Rabelo Ferreira (Auto Cad). A equipe contou com o apoio das miracemenses Lia Márcia de Paula Bruno e Vera Lúcia Gonçalves Mota.As fazendas miracemenses inventariadas são: Fazenda Boa Vista, Fazenda Cachoeira, Fazenda Liberdade, Fazenda Prosperidade, Fazenda Santa Cruz, Fazenda Santa Inês, Fazenda Santa Justa e Fazenda Serra Nova.


Flagrante da imagem da Fazenda Liberdade no telão.

Da região Noroeste Fluminense, além de Miracema, também foi inventariada uma fazenda de Natividade, denominada Ponte Alta, que fica na divisa desse município com o município de Itaperuna."INEPAC, Instituto LIGHT e Instituto Cidade Viva veem o presente Inventário como mais um passo para o enfrentamento da imensa tarefa requerida para apoiar a preservação do patrimônio representado pelas fazendas do Ciclo do Café: reafirma-se a necessidade de criação de incentivos de natureza econômica à preservação desse patrimônio, assim como a implementação de políticas públicas e iniciativas do setor privado voltadas para proteção e valorização deste acervo arquitetônico e do desenvolvimento socioeconômico da região.Este trabalho é um exemplo do que se pode construir através de uma parceria entre governo, iniciativa privada, e o terceiro setor. "



Plínio apresentado o livro aos presentes.

O proprietário da Fazenda Prosperidade, Sr. Plínio Bastos de Barros Neto, esteve no evento e se mostrou orgulhoso pelo resultado do trabalho. Algumas pessoas presentes destacaram a beleza da cidade de Miracema, que além de fazendas desfruta de um belo Centro Histórico.O arquiteto e ator miracemense Ricardo Tostes, Angeline Coimbra, Márcia e Chicralina Salim estiveram presentes no evento.

O resultado deste trabalho permitirá aos governos em todas as instâncias, pesquisadores, professores, alunos, moradores e aos profissionais de planejamento traçarem planos embasados de desenvolvimento e crescimento desta importante região do estado do Rio de Janeiro.

Enviada por Angeline do blog:

<blogovagalume@gmail.com>

.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Abertura do Projeto Banda Larga em Itaperuna - 08/11/2009



Segundo Eduardo Wermelinger, (Asban-RJ), a cidade de Itaperuna foi escolhida por sua história altamente significativa ( tem como prefeito um dos fundadores de uma Banda cinqüentenária e tendo à sua frente, um ícone, um patrimônio do Estado, o nosso Golfinho de Ouro, o Maestro José Carlos Ligiero) para abrir oficialmente o Banda Larga (Projeto de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro). O evento contou com a participação de autoridades locais, dos professores do projeto e de Eva Doris, Superintendente de Arte do Rio de Janeiro, representando a Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes.

A grande homenageada da noite, a “Sociedade Musical Itaperunense”, tocou inicialmente o Hino de Itaperuna e seguiu encantando a todos com um belo repertório cuidadosamente preparado pelo Maestro José Carlos Ligiero.

O projeto visa promover cursos intensivos gratuitos de atualização em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, dando conhecimentos musicais, teórico e prático, aos mestres e instrumentistas. E prevê ainda produção, edição e distribuição de material didático - apostila para os nove cursos propostos, dvd com vídeo aulas e um catálogo sobre as bandas de música fluminenses. Os 120 músicos, que participarão das atividades do Banda Larga esta semana em Itaperuna, farão no sábado dia 14 de novembro, a partir das 19 horas, uma grande festa de encerramento na Concha Acústica.Com certeza será um momento único repleto de boa música.

A todos os músicos itaperunenses e da região, desejamos uma proveitosa semana! E que fique aqui registrado a importância de iniciativas como esta.

Outra Revista.

.

sábado, 7 de novembro de 2009

Dia de Combate à Dengue em Itaperuna

Hoje, sete de novembro, estão realizando em vários bairros da cidade o Dia D Municipal de Combate à Dengue, mobilizando Servidores Municipais e Estaduais, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Agentes de Saúde, voluntários, igrejas e demais entidades.
Participar é dever de toda a população!


.

Festa de Família, Direção: Bruce Gomlevsky, no SESI em Itaperuna



Clique na foto para ampliar.


Ah! Eu realmente prefiro uma peça teatral ou outro espetáculo que me leve à fantasia, pois a realidade me consome com tanta aridez ou frieza do racionalismo que me obriga a ver o quanto ela é cruel, mas às vezes é necessário que se mova algumas “placas tectônicas” sociais para se corrigir e ficarmos alertas quanto à nossa existência e nossos valores morais.

Isso fazia muito bem, Nelson Rodrigues com suas peças demonstrando a hipocrisia de uma sociedade doente. E nesta peça, “Festa de Família”, pode-se perceber vários traços do nosso gênio, onde uma aparente bem-sucedida e harmoniosa família esconde num contexto pseudomutual, a falsidade e o ódio. Mesmo sabendo da presença da “doença” em um indivíduo há o conluio de grande parte dos familiares para a “saúde” familiar ( uma "Sagrada Família"?), caracterizando assim a falta da mesma e enfatizando a contaminação por toda a família, trazendo conseqüências inesperadas aos integrantes até que , como se diz no popular, um dia a casa cai. Mas aqui fica uma pergunta: “E se não cair?”


Clique na foto para ampliar.


Exposição Villa-Lobos - Um Criativo no Rio

No SESI
até o dia 26 de novembro

de segunda a sexta

das 10 horas às 17 horas
.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Quinteto Villa-Lobos, dia da Cultura, no SESI em Itaperuna






E um amigo meu perguntou-me: “Por onde tem andando?”

Vários flashes brilharam na memória me levando a vários lugares e tempos diferentes.
Mesmo sem obter a resposta ele continuou falando, enquanto eu passeava pelas minhas lembranças, que ficavam mais fortes à medida que surgia, uma levava a outra.

Até que ele me fez outra pergunta, que não me lembro exatamente qual era, e deixando espaço no tempo para minha resposta, respondi: “Sobre a sua primeira pergunta: tenho andando por diversos lugares e tempos, vivido muito intensamente o universo da cultura e neste último dia 5 de novembro, dia da cultura, fiz uma visita ao Maestro Villa-Lobos na exposição que está acontecendo no Teatro SESI até o dia 26 e sabe quem encontrei por lá!? Vários amigos e também aquele famoso grupo de sopro, o “Quinteto Villa-Lobos” que nos proporcionou uma viagem temporal levando-nos à Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth , Bach com ‘As Bachianas’ de Villa-Lobos e com o “Trenzinho Caipira”, uma bela obra impressionista e expressionista, nos faz reviver o tempo da “Maria Fumaça” tão presente que parece estarmos dentro de uma... Depois fomos ao encontro de amigos na Culturita, um grupo cultural liderado por Luiz Antônio Cerqueira encontrando vários amigos e com o privilégio de ouvir Denise Marcos ao violão e Luiz Marcelo cantando belas músicas. E como você pode ver, mesmo sem sair de minha cidade posso viajar por muitos lugares e ainda posso descobrir alguns universos dentro de mim”.

.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Festa de Família no SESI, dia 6 de Novembro, em Itaperuna





Espetáculo eletrizante, chocante e profundamente comovente –
com direção e atuação de Bruce Gomlevsky

Esta é uma peça que promete!

“Festa de Família” (Festen), premiada peça teatral de David Eldridge baseada em filme e roteiro homônimos do movimento Dogma 95, de autoria de Thomas Vinterberg, Mogens Rukov e Bo hr. Hansen, é uma peça inédita no Brasil já tendo tido montagens em vários países tais como Inglaterra, França e Estados Unidos (em Nova York a peça foi apresentada com sucesso na Broadway recentemente) e sua versão cinematográfica arrebatou platéias de todo o mundo e ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes em 1998. Nesta montagem, conta com a direção e atuação de Bruce Gomlevsky e elenco.

Desenvolvida em 3 atos, a peça Festa de Família, que no dia 6 de novembro, sexta-feira, estará no Teatro SESI Itaperuna, se passa durante a festa de aniversário do patriarca de uma tradicional e rica família dinamarquesa que reúne os parentes e amigos numa casa de campo para comemorar seus 60 anos. Segredos familiares vêm à tona surpreendendo os convidados com revelações que mudarão a vida de todos os presentes para sempre.

Comentários:

“Eletrizante, chocante e profundamente comovente ... Festa de Família é uma peça que deve ser celebrada.” Sunday Times.

“Um exemplo do que todo teatro deveria ser.” Independent

“Dinamite dramático.” Observer

“A atmosfera se enche de tensão ... o efeito é simplesmente sensacional.” Evening Standard

Ingressos no SESI:
Festa de Família, sexta-feira, dia 6 de novembro, às 20h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: 14 anos

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Departamento de Cultura - Prefeitura de Itaperuna, Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200

.

Comemorações pelo Dia Nacional da Cultura no SESI começa amanhã dia 5 de Novembro de 2009

Clique na foto para ampliar.

O Dia Nacional da CULTURA no SESI acontece
Amanhã, dia 5 de Novembro, em Itaperuna,
O Show com o Quinteto Villa-Lobos às 20 horas
e também amanhã, às 15 horas, teremos
CONCERTOS DIDÁTICOS – QUINTETO VILLA-LOBOS,
Oficina que apresenta a Música como Linguagem
desenvolvida pela humanidade ao longo dos tempos.

Também nesse mesmo projeto do Dia da Cultura SESI acontecerá do dia 05 a 26 de novembro, de segunda a sexta das 10 às 17 horas, EXPOSIÇÃO VILLA-LOBOS – UM CRIATIVO DO RIO.

Se você é Professor e deseja agendar uma visita para os seus alunos telefone para 3811-9200
.

Adler Tatagiba Participa da Programação de Rádio MEC, dia 14/11/2009


Clique na foto para ampliar.

Adler Tatagiba,
artista itaperunense, violonista e compositor, participará, no próximo dia 14 às 12 horas, do Programa “Música e Músicos do Brasil”, da Rádio MEC.

Nesse programa Adler falará dos seus estudos e carreira como instrumentista e compositor. Interpretará composições suas e fará apresentação de obras de outros autores como: Guido Santorsola, Francisco Mignone, Villas-lobos, Canhoto, Nicanor Teixeira e Leo Brower.

O programa será reprisado na terça-feira às 22 horas.

Confirme a programação no site da Rádio MEC:
http://www.radiomec.com.br/fm/musicaemusicos.asp

.

Fuxico de Circo no SESI em Itaperuna


Um Show para todas as idades...

Um espetáculo!!!

.