quinta-feira, 31 de março de 2011

Dados de satélite europeu traçam mapa preciso da gravidade terrestre


Geoide é o modelo físico usado pelos especialistas para explicar

o que é a Terra e representa o campo gravitacional do planeta.

Agência espacial europeia revelou dados do satélite GOCE. Informações podem, no futuro, ajudar na prevenção de catástrofes.



A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (31) ter obtido o modelo mais preciso já criado para entender o funcionamento da gravidade na Terra. Os dados foram coletados pelo satélite GOCE. Os resultados da pesquisa do equipamento foram mostrados em um workshop na Escola Politécnica de Munique.



Lançado em março de 2009, o satélite possui um instrumento chamado gradiômetro para medir sensível alterações no campo gravitacional da Terra. Os dados sobre o planeta são renovados a cada dois meses. Os responsáveis pelo GOCE acreditam que a repetição traz melhorias para o modelo criado para compreender a gravidade na Terra.


Um possível uso dos dados sobre gravidade fornecidos pelo GOCE é no estudo das causas de terremotos – fenômeno que castigou o Japão durante o mês de março de 2011 - e definir estratégias de prevenção da população a catástrofes naturais.


Por ser um fenômeno natural causado pelo movimento de placas no fundo do oceano, os efeitos de um terremoto não podem ser observados no espaço, mas a influência nos dados sobre a gravidade na Terra pode ser transmitida aos sensores do GOCE.


Geoide


Os astrônomos utilizaram a ideia de geoide para poder explicar o campo gravitacional da Terra. O geoide é a forma geométrica encontrada pelos cientistas para descrever o que é o planeta. O mundo não é uma esfera e possui regiões achatadas nos polos.


Segundo a agência espacial europeia, para entender melhor um geoide é possível imaginar uma Terra repleta de água, sem correntes ou marés.


Os cientistas europeus esperam que o GOCE forneça uma topografia do planeta capaz de ser alterada, além poder traçar padrões de circulação nos oceanos.



Fonte: G1 http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=92867



.

Curso de Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS- Itaperuna


A Associação dos Surdos do Noroeste Fluminense promove:


Curso de Língua Brasileira de Sinais.

- Curso Básico de Libras -



Duração: 08 meses.

Matrícula: Abril 2011 - 10 reais - Início: 12 de abril - Vagas limitadas -23 alunos.

Custo mensal: 50 reais

Local: Sala de Aula- Rua Carlos Ferreira Tirado, 148/ Ginásio Poliesportivo

Horário - Tarde: 14 às 16 horas

Noite:17 às 21 horas.


Maiores Informações -


Recado / Cida - das 10 às 17 horas


Telefone: (22)3824.8002

.

.

sábado, 26 de março de 2011

SESI Itaperuna Programação de ABRIL 2011 - Tem João Bosco


Noroeste no Faroeste - Cia de Teatro Itaperuna
Dia 02/04 – 17h e as 20h
Dia 03/04 – 17h e as 20h
Ingressos: 15,00 (inteira) / 7,50 (meia)
Indicação: 14 anos
Gênero: Teatro Adulto


Anos 70 – O Musical - Grupo Corre Coxia
Dia 09/04 – 20h
Ingressos: 10,00 (inteira) / 5,00 (meia)
Indicação: 12 anos
Gênero: Musical


Minha mãe é uma peça
Dia 16/04 – 20h
Ingressos: 15,00 (inteira) / 7,50 (meia)
Indicação: 12 anos
Gênero: Teatro Adulto


Joaquim e as Estrelas
Dia 17/04 – 17h
Ingressos: 10,00 (inteira) / 5,00 (meia)
Indicação: Livre
Gênero: Teatro Infantil


Ensaio Aberto Camerata Música Nova
Dia 26/04 – 20h
Entrada Franca
Indicação: Livre
Gênero: Música Erudita


Show com João Bosco
Dia 30/04 – 20h
Ingressos: 20,00 (inteira) / 10,00 (meia)
Indicação: 12 anos
Gênero: Música

sexta-feira, 25 de março de 2011

Claudão recebe troféu Beija Flor



A edição 2010 do Troféu Beija Flor uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, homenageou Cláudio Cerqueira Bastos como Personalidade Política do Ano de 2010, destaque no trabalho de apoio à rede de proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaperuna. O critério de seleção dos agraciados seguiu uma dinâmica pesquisa realizada por uma empresa de Juiz de Fora. Representantes de diferentes seguimentos da sociedade itaperunense também foram lembrados.

Mensagem de Claudete Cerqueira convidada a representar seu pai no evento:

Infelizmente não poderei comparecer à entrega do troféu beija-flor que homenageia, dentre outros, meu pai CLÁUDIO CERQUEIRA BASTOS. Ele certamente muito se empenhou em colaborar com a construção de uma infância feliz, pois sabia o quanto essa etapa da vida é determinante na formação de um indivíduo que futuramente será integrante de uma sociedade.
Se quisermos um mundo mais humano, justo e fraterno devemos investir na formação de pessoas, tratando-as com amor e respeito, dando-lhes o atendimento apropriado para o desenvolvimento das várias etapas da vida.

Sabemos que a Prefeitura Municipal de Itaperuna, por intermédio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente vem desenvolvendo um valoroso trabalho. Sabemos que a verba investida nas obras assistenciais é grande para o orçamento municipal, mas é pequena para alcançar as inúmeras necessidades de pessoas tão carentes. E não é só de carência material que falo, mas também de desafeto, de abandono, de violência, de descaso de uma sociedade que se transforma em cada vez mais consumista e imediatista.

Eventos desse porte exercitam a consciência e fazem um convite para que sejam somados os esforços dos poderes, executivo, legislativo e judiciário, das entidades filantrópicas e da sociedade em geral para juntos desenharem e executarem o projeto de uma vida melhor para todos.

CLÁUDIO CERQUEIRA BASTOS, com seu exemplo de vida conseguiu deixar essa marca de amor na vida da cidade.

Fico muito feliz que ele tenha sido ELEITO, novamente, e dessa vez para receber o TROFÉU BEIJA-FLOR.

Pedimos a Deus que ele tenha encontrado seu lugar no céu e estejam certos de que essa manifestação carinhosa traz conforto e alegria aos nossos corações tão entristecidos e cheios de saudade!

Em nome da minha família agradeço a homenagem e todo amor, carinho e solidariedade que nos foi dedicada.

Claudete Machado Cerqueira e família


A proposta do CMDCA é usar a metáfora “O Beija Flor – e o fogo na floresta” para valorizar aqueles que fazem a diferença na vida de tantos e motivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Uma vez que, é muito melhor e mais barato educar e incentivar a criança do que ter que punir o adulto.

Mais detalhes sobre a Iniciativa em www.outrarevista.com

.

Bar Cultural - Inauguração



.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Miele e Reciclonices no Circuito Cultural do SESI






O SESI começou o Circuito Cultural de 2011 com música, humor e toda classe que Miele traz com sua pessoa sem contar a sua simpatia que deixa a todos muito à vontade no show ou fora dele.

Miele envolve o público com uma facilidade conduzindo-o ao local da piada, fazendo assim, ser mais real. Um dos precursores do stand up aqui no Brasil. Dividindo o palco com o Maestro Alfredo Cardim, piano e teclado, parece ser acompanhado por uma orquestra ao cantar as músicas. Também a participação dos amigos.

Não se pode deixar de falar da platéia, que mesmo não completando os assentos houve uma presença ótima e com a participação que já está denominada como o “Coral de Itaperuna” que deixa os artistas com a satisfação do seu trabalho, reconhecido e recebido com louvor.

No domingo, as crianças lotaram o teatro com alegria, interagindo e aprendendo a cada cena. A temática envolvendo a reciclagem tão necessária à sustentabilidade do nosso indefeso planeta confirmou mais uma vez que aprendizagem e diversão podem e devem caminhar unidas.

Agora é esperar ansiosos pelo próximo show, dia 26 deste, quando Itaperuna receberá um famoso e muito competente, Arnaldo Antunes.

.

terça-feira, 22 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Troféu Beija Flor - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- Itaperuna

Clique sobre o convite para ampliar.


Premiação Troféu Beija Flor
- Amanhã a partir das 20 horas- Espaço Lounge -

Inspirado na Fábula do Beija Flor, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itaperuna, premia ao final de cada ano, personalidades que tenham desenvolvido um exemplar serviço na causa da criança e do adolescente, a partir da indicação das organizações não governamentais, setores produtivos da indústria, comércio e serviços, políticos, educação, cultura, esporte, etc. As homenagens são para aqueles que realmente contribuíram para uma sociedade mais justa. Não se trata de escolher o melhor e sim o que teve o maior destaque e isso é sempre uma tarefa difícil. Afinal, todos os que se esforçam a fazer o bem, contribuindo com suas gotinhas de solidariedade, motivação e talento para construir um mundo melhor, merecem aplausos, prêmios, agradecimentos. Por isso, a pesquisa é feita por empresa com experiência comprovada nesta área, com a máxima isenção e lisura para dar ao evento o máximo de credibilidade.

Por Sérgio Martins.
Presidente do CMDCA - Itaperuna.
.

.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bloco Leões da Pedra Preta em Itaperuna 2011



Vídeo feito por integrante do Bloco, nem a chuva segurou o pessoal.

.

IFF Itaperuna Comemora 2 Anos - Convite


Clique no convite para ampliar.

A Direção Geral do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna convida a todos os alunos e profissionais do IF Fluminense para a comemoração dos dois anos do campus que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 23 de março, de 13:00 às 22:00h. O aniversário contará com uma extensa programação festiva em que, junto às comemorações e retrospectiva de conquistas alcançadas e reflexão sobre metas para sua expansão e consolidação, terá como uma de suas principais atrações o lançamento oficial do mascote do campus, inspirado na ave quero-quero, cujo nome será anunciado por volta das 19:00h. O concurso cultural promovido para “batizar” o personagem-símbolo” está com inscrições prorrogadas para até o próximo domingo, dia 20 de março. Já na segunda-feira, dia 21/03, às 14:00h, a Comissão Julgadora do Concurso se reunirá para eleição do melhor nome, cujo autor receberá, como prêmio, um netbook a ser entregue pela Reitora do IF-Fluminense Cibele Daher, logo após o anúncio do nome ganhador.

Acontecerá durante o dia, entre outras atrações, o 2º Campeonato de Xadrez do IFF Itaperuna, uma aulão de ginástica laboral aberto a todos os alunos e servidores, gincanas culturais com muitos brindes, cantinho da foto, apresentação teatral e de bandas musicais, vídeo com retrospectiva 2010 e uma entrevista ao vivo com o mascote do campus, que fará aparições durante o dia em diversas das atividades programadas, interagindo com o público presente. Durante o dia lanches e à noite bolo e coquetel para comemorar acompanhado de muita diversão e apresentações musicais que ficarão à cargo de servidores e alunos do campus, bem como de convidados especiais, como o cantor itaperunense Valber Meireles e representantes da Câmara de Arte e Cultura do Instituto Federal Fluminense.

Para encerrar, a esperada Discoteca do IFF Itaperuna, que já se tornou tradicional entre os alunos como atração “obrigatória” da festa de aniversário do campus.

.

sábado, 12 de março de 2011

Encontro Acústico Banda Bellingu's e Triplo-Uno - Fotos






Os eflúvios do Encontro Acústico, realizado pela Musi@rte, Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e patrocinado pelo Banco do Brasil durante os meses de janeiro e fevereiro de 2011, ainda permeiam pelas mentes dos artista e dos espectadores dos shows realizados e muitas pessoas que não estavam na cidade, por estarem de férias, questionam sobre a realização de outros eventos do mesmo estilo.

Os espetáculos apresentados trouxeram uma platéia eclética, mas era possível perceber que havia aqueles que estiveram presentes em todos os shows. Estas pessoas foram muito importantes para a realização do evento, pois a platéia faz parte do show.

Cada banda se apresentou com seu estilo, podendo assim, mostrar melhor o seu trabalho, a sua arte. Foram elas: Banda Crônica (Rock), Kadin do Edel (MPB), Banda Caramutanje (Rock), Redimido (Pagode Cristão), Tudo a Ver (Pagode), Rony, Lucas & Michel Camargo (Forró e Sertanejo), Banda Hora Extra (MPB), Banda Quatro Sons (Pop Rock Nacional e Internacional), Grupo SambaFourJazz ( Bossa Nova e Jazz), Banda Corcel 74 (Rock), Bellingu’s ( Hardcore) e Triplo-Uno (Thrash Rock).


É Importante acentuar que a Musi@rte nasceu do ideal de um grupo de artistas/músicos no município de Itaperuna em desenvolver uma ação social através da música, da arte e da cultura. O trabalho está mesclado no ensinoaprendizagem da música, mas principalmente na formação de caráter e civismo. A música transforma o homem..., numa proposta de auxiliar na formação sociocultural das crianças e adolescentes do município de Itaperuna, a Musiarte oferece de forma gratuita os cursos de teoria musical e prática instrumental, contudo faz-se necessário a aquisição de instrumentos para um aprendizado eficiente e eficaz. A. Musiarte numa forma profilática, trabalhando o grupo, com harmonia desenvolvendo a cooperação, a moralidade formando cidadãos. Formada com 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes estudantes de escola pública que se encontram em situação de vulnerabilidade e de risco, ocupando o tempo ocioso e auxiliando na formação sociocultural do futuro cidadão, afastando assim do perigo das drogas através da música e da arte. Cujo lema é "Cooperação, Honra e Cidadania". "Educai a criança de hoje para não ter que punir o homem do amanhã"

Por ser uma associação sem fins lucrativos é necessário que haja apoiadores para poder realizar seus projetos que abrange toda a cidade com possibilidades de alcançar os municípios vizinhos. Espera-se que outras Empresas ajam como o Banco do Brasil patrocinando o idealismo dessa Instituição para que nosso país seja rico, como diz o novo slogan do Governo Federal “PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA”.

Banda Bellingu's:






Banda Triplo-Uno:








sexta-feira, 4 de março de 2011

Encontro Acústico entrega Troféu Recordação e Show do Corcel 74


















Carnaval em Porciúncula 2011

Clique no cartaz para ampliar.

A folia começa hoje, sexta-feira, dia 4, com o baile da Associação da Melhor Idade de Porciúncula (AMEIP), no Clube Caça e Pesca. No sábado, a Praça Antônio Amado vira o palco principal da festa, com as bandas, “Mandioca com Torresmo”, “Vox”; e os blocos, “Amigos da Paz”, “da Cand”, “da Leopoldina”, “do Balliu’s”, “da Folha”, “do Boi Tomé”, “dos Invasores”, “Boi do Povo”, “Galera do Deco” e o tradicional “Bloco das Piranhas”.

O secretário de Turismo, Esporte e Divulgação, Adson Porto, destaca a importância de se realizar este tradicional evento que sempre trouxe bons momentos para os porciunculenses e os visitantes de outras cidades.

- Mesmo diante das dificuldades para a realização do Carnaval 2011, nos empenhamos em preparar um evento que traga alegria e divertimento para as comunidades de Porciúncula e de fora – explica o secretário.

A programação se repete durante os quatro dias de Carnaval, com muitas marchinhas, axé, sambas de enredo e outros sucessos do momento. Escolha o seu bloco, adquira o seu abadá e venha curtir esta grande festa.

Você confere mais informações no site da Secretaria:
http://www.turismoporciuncula.blogspot.com/, ou peço telefone 22 3842 1377.


Fabiano Júnior
Decom/Porciúncula

.

Carnaval em Itaperuna 2011

Clique no cartaz para ampliar.

A Arte é individual alcança o Coletivo.

Porciúncula Realiza Carnaval no Clube da Melhor Idade.




Sexta-feira, 25 de fevereiro foi um dia especial para os membros do Clube da Melhor Idade de Porciúncula (CLUMI). Com muita alegria e empolgação, eles realizaram o seu tão esperado baile de Carnaval. O evento teve o apoio da Prefeitura de Porciúncula, que proporcionou ótimos momentos aos participantes.

Os foliões começaram a trabalhar desde cedo, preparando a decoração do salão, confeccionando os adereços e colocando os enfeites. Em seguida, ao som de marchinhas, eles dançaram, brincaram e curtiram a animada festa.

Além dos membros do CLUMI, estiveram presentes também no evento, a secretária de Promoção Social, Maria Antonieta Gomes Corrêa, o secretário especial de Gabinete, Magno Brazolino e a equipe de técnicos e profissionais que trabalha no Clube.

- Temos nos preocupado realmente em fazer os idosos felizes. Isto é extremamente gratificante para nós, que nos sentimos realizados em proporcioná-los estes momentos – disse Maria Antonieta.

A Secretaria de Promoção Social e Ação Comunitária, ao longo dos anos, tem realizado diversas atividades, com o objetivo de trazer bem-estar, saúde e entretenimento às pessoas da melhor idade no município. Viagens, excursões, sessões de cinema, teatro, shows, além de toda assistência e suporte médico, odontológico, psicológico e nutricional. O CLUMI oferece também, refeições, lanches, jogos e recreações em sua sede.


Fabiano Júnior
Decom/Porciúncula

Encontro Acústico com o SambaFourJazz - Fotos