sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CMDCA - Comunicado




Caros AMIGOS (AS),

Hoje, as 14h, na sala de reuniões da Secretaria de Governo, prédio do antigo fórum de Itaperuna, no 2º andar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaperuna, lançará 07 novos editais, para repassar para as instituições que desejarem realizar tais projetos um total de: R$ 325.000,00 (TREZENTOS E VINTE E CINCO MIL REAIS) um marco na história do CMDCA de Itaperuna, são eles:

Edital 13 - Artes Marciais
Edital 14 - Dança
Edital 15 - Disturbios e Dif. Aprend.
Edital 16 - Abuso Sexual
Edital 17 - Liberdade Assistida
Edital 18 - Prev. Gravidez na Adolecência
Edital 19 - Música

ATENÇÃO: CONVIDE A IMPRENSA GERAL e todas as entidades de Itaperuna, TODOS POSSÍVEIS. O princípio da legalidade e a transparência nos atos públicos, Art. 37 da Constituição Federal.São R$ 325.000,00 (TREZENTOS E VINTE E CINCO MIL REAIS) um marco na história do CMDCA, vale lembrar que, são recursos próprios da Prefeitura repassados ao CMDCA na forma da Lei, nosso Prefeito Claudio Cerqueira Bastos, está cumprindo o seu papel de entender que criança e adolescente é prioridade. Mas isso só não basta, precisamos do apoio de toda a comunidade conforme determina o ECA EM SEU ART. 4º.

Abraço FORTE,

Sérgio Martins
Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
Subsecretário de Ação Social, Trabalho e Habitação

.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Reinauguração da Biblioteca Municipal de Itaperuna


Clique na foto para ampliar.


" Um país se faz com homens e livros"- Monteiro Lobato
.

O caminho das Palavras... ( Por Margareth de Oliveira Costa)

Meus livros de historinhas eram poucos, mas cada vez que os remexia, os explorava, os lia, encontrava um mundo novo, único...meu mundo infantil que nascia em cada página, em cada expressão e fala de seus personagens.
"Os Três Fradinhos" era o meu favorito. Os freizinhos que distribuíam comidas e remédios em seus burricos. "Os Três Porquinhos" com suas diferentes construções corriam desesperadamente do terrível Lobo. "Chapeuzinho Vermelho" naquele perigoso passeio pela floresta, seu amor pela avó e o temido encontro com o Lobo Mau. O "Livro do Zoológico" que mostrava várias espécies de animais que só ali existiam com suas diferenças e belezas singulares. Meus livros...minhas histórias que marcaram minha infância, meu gosto pela leitura e, principalmente, contribuíram para a descoberta e percepção de reais valores e virtuosas atitudes.
Estas historinhas precursaram meu amor pelos livros...seus romances, acontecimentos, personagens, poesias, lugares descritos, encontros, e finais emocionantes. Tudo isto encontrei na Biblioteca Municipal de minha cidade. Sala grande repleta de entusiasmo e paixão, tábua negra corrida...o silêncio dos que sonham, se transportam, pairava no ar; assim como podia sentir as almas felizes de todos aqueles autores. Apenas o barulho do rio lá fora. Assim, passava as tardes livres a escolher o que deliciar minha alma de menina-moça.
Minha mãe me mostrou o caminho das palavras. Minha irmã o reforçou. Líamos juntas nossas primeiras historinhas, íamos juntas à Biblioteca descobrir o que não sabíamos, mas que já vivia dentro de nós. O prazer em desvendar nossos mistérios nas palavras de todas as obras lidas. As palavras. Contei as minhas e várias outras historinhas aos meus sobrinhos e alunos do pré-escolar. Vi histórias na vida se repetirem e outras... serem esquecidas. Porém, verdadeiras mesmo, são aquelas que fazemos de nossas vidas.
Ainda guardo os meus únicos livros infantis; as coleções que comprei com o meu primeiro salário no estado, para contar em sala-de-aula e para os meus sobrinhos; vejo minha mãe lendo tudo que passa à sua frente; sinto o mesmo frescor do rio de minha cidade; hoje minha irmã é Diretora Cultural da Prefeitura de Itaperuna, responsável pela nossa Biblioteca e eu...aqui escrevendo um pouco de minha história de leitora.

Um abraço. Margareth

.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Edital de Convocação do G.R.Escola de Samba Mocidade da Vinhosa




EDITAL DE CONVOCAÇÃO





Ficam os membros FILIADOS do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade da Vinhosa-CRESMOV, CNPJ - 29.681.053/0001-05, CONVOCADOS para Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 07/11/2010, de 08:00 às 12:00 horas em sua sede na Rua Euclides Poubel de Lima s/n, Vinhosa para a seguinte ordem do dia:

01 - Eleição da nova Diretoria;
02 - Posse imediata dos eleitos ao término da eleição:
03 - Exercício de 2010 à 2012.

Observação: As chapas deverão ser inscrita até às 15:00 horas do dia 03/11/2010 e entregue a Comissão Organizadora na sede da instituição.

Itaperuna, 25 de outubro de 2010




EDGAR DA SILVA GREGORIO
Presidente




.

2ª Tarde de Memórias em Itaperuna - Fotos

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RJ vai implantar projeto piloto da ‘carteira de identidade nacional’


Nova carteira de identidade nacional terá chip com
dados como altura e impressão digital
(Foto: Divulgação/Governo do Rio)


As primeiras 100 mil carteiras devem ser expedidas em dezembro.
Documento terá o formato de um cartão de crédito, com chip com dados.

O estado do Rio foi escolhido para implantar o projeto piloto do Registro de Identidade Civil (RIC), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. O novo documento é uma espécie de “carteira de identidade nacional” e reunirá informações do cidadão e certificação digital, segundo informou a Secretaria da Casa Civil do Rio, nesta sexta-feira (22).

Os primeiros 100 mil cartões devem ser expedidos em dezembro pela Casa da Moeda. A partir daí, o governo do Rio terá o prazo de 1 ano para começar o cadastramento e a implementação do documento. A base de dados será fornecida pelo Detran/RJ, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas.

O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo diversos dados da pessoa, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Além do Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal também foram escolhidos para implantar o projeto piloto. Países como Portugal, Áustria, Bélgica e Suécia já adotaram documentos semelhantes ao RIC.

A iniciativa será coordenada pela Secretaria da Casa Civil do Rio e terá também a participação do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), que dará suporte à rede de integração tecnológica.

.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

3ª Tarde de Memórias - Itaperuna - 23/10/2010

Clique no convite para ampliar.
.

MEC define regras para ingresso no ensino fundamental em 2011

Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial da União define as regras para o ingresso de estudantes no ensino fundamental em 2011. O texto foi homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na segunda-feira (18).

As principais regras que existiam em 2010 foram mantidas. Uma nova definição para 2011 diz respeito ao ingresso na pré-escola. Pela resolução do CNE, para entrar nesse ciclo do ensino, a criança deve ter 4 anos ou completar a idade até 31 de março.

Com relação à entrada no ensino fundamental, o estudante deve ter 6 anos ou completar até 31 de março para poder ser matriculado no primeiro ano. Foi estendida por mais um ano a exceção para a matrícula de crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro. Neste caso, elas precisam ter feito dois anos de pré-escola.

Até 2009, a 1ª série recebia alunos a partir dos sete anos. Lei federal determinou a antecipação da entrada dos estudantes a partir deste ano, com a entrada em vigor do ensino fundamental de nove anos.

Fonte:
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/10/mec-define-regras-para-ingresso-no-ensino-fundamental-em-2011.html

Projeto Café e Prosa em homenagem a Vinícius de Moraes



Projeto Café e Prosa em homenagem a Vinícius de Moraes


Nesta segunda-feira, dia 25/10 às 18:00h, o projeto Café e Prosa do campus Itaperuna apresentará um sarau intitulado “30 Anos sem Vinícius de Moraes” em memória deste que marcou a história da poesia e música brasileiras, com uma obra memorável.

O diplomata “poetinha”, como carinhosamente era chamado, viajou pelo mundo afora e, entre roda de amigos, uísque e mulheres bonitas, dos quais não abria mão – casou-se nove vezes de forma “eterna, enquanto durou”.

Suas parcerias artísticas também foram marcantes em sua trajetória, onde figuram nomes como Baden Powell e Tom Jobim com quem compôs "Garota de Ipanema", "Insensatez" e "Chega de Saudade" que, na interpretação de João Gilberto, resultaria na batida característica da Bossa Nova. Foi em dupla com o amigo Toquinho que sua obra prolífera alcançou cerca de uma centena de canções.

O Projeto Café e Prosa, realizado todos os meses no IFF campus Itaperuna, convida aos alunos do campus e à comunidade em geral a participar desta merecida homenagem àquele que, com justa razão, na fala do próprio parceiro Toquinho, “popularizou a poesia dos livros para a música”.

O IFF Itaperuna fica na BR 356, parque Cidade Nova, a 800m da UNIG. Tel. Para contato: (22) 8826-0795 . Blog: http://iff-itaperuna.blogspot.com/ Site: www.iff.edu.br


.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Valadares, Artista Plástico, expõe no Espaço Cultural Shopping do Pão












Algumas dessas obras estão expostas.

“ O Shopping do Pão convida você para apreciar a arte consagrada do artista plástico
PAULO ROBERTO VALADARES.
Você é nosso convidado especial!”




Local :




Espaço Cultural Shopping do Pão
Av. Cardoso Moreira, 640 – Centro
(2º piso do Shopping do Pão)





Data : 19 e 20 de outubro de 2010.
Horário: A partir das 18h

Patrocínio : Shopping do Pão

Você pode apreciar as belas obras do artista como também adquiri-las.







.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 em Itaperuna



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 em Itaperuna começa oficialmente amanhã, dia 19 de outubro às 18 horas no auditório da Fundação São José.com uma “Palestra sobre as recentes descobertas arqueológicas no município de Itaperuna- Mineroduto Minas- Rio” Parceiros nesta iniciativa a Fundação e a Secretaria de Cultura.

O evento continua com várias atrações no Ginásio POLIESPORTIVO ...

Confira: de 19 a 23 de outubro das 13 às 21 horas.



GINÁSIO POLIESPORTIVO
Cidade Nova


QUARTA E QUINTA
13 às 21h

Atividades culturais - Arena Cultural

Apresentação Banda Marcial I Confecção de objetos - reaproveitamento e reciclagem I Receitas: tudo se aproveita I Sabão com óleo usado -CIEP Brizolão Henriett Amado

Apresentação de protótipos: gerador de Van der Graff, guindaste miniatura, braço hidráulico-mecânico e outros experimentos - Curso de Mecânica/Faculdade Redentor

Artesanato - Secretaria Municipal de Turismo

Atividades áreas de fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, enfermagem e administração I Banner Casa Sustentável I MaquetesI Mostra de atividades CER I Mostra de material botânico e zoológico I Projetos de engenharia
mecânica e áreas de tecnologia – Faculdade Redentor/Centro Educacional Redentor

Avaliação postural, uso da tecnologia digital para verificação e diagnóstico de desvios posturais I Avaliação da performance, da força e da flexibilidade I Avaliação do nível de gordura corporal- FUNITA

Benefícios das ervas medicinais I Ciência, tecnologia, ambiente sustentável e o homem I Composto orgânico - transformando resíduos I Efeito estufa I Reutilização e cidadania - E. M. Águas Claras .

Bioensaios utilizados na triagem de compostos vegetais biologicamente ativos: uma abordagem experimental com o microcrustáceo Artemia salina – UNIG

Com o planeta nas mãos I Conscientização ecológica na mídia escrita I Pólo Itaperunense - Ervas Medicinais Típicas: um estudo etnobotânico na prática pedagógica - FAETEC/ISEI Itaperuna

Exposição de insetos - sua essencialidade para o equilíbrio do meio ambiente e a importância das abelhas para a humanidade - CEDERJ

E no dia 23 de Outubro de 2010, sábado, às 9 horas da manhã, única apresentação da peça NATUREZA VIVA, na Concha Acústica - Praça Getúlio Vargas, encerrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Sua presença é esperada!!

.
.

FUNITA Convite - 18/10/2010



Link para o site da FUNITA:

http://www.funita.edu.br/

.

4º Batizado e Troca de Cordas de Itaperuna - RJ - Prof. Formiga

Clique no cartaz para ampliar.
.

domingo, 17 de outubro de 2010

Primeira Exposição Ferroviária em Itaperuna.







Neste feriadão do Dia das Crianças, Itaperuna e visitantes, puderam conferir a iniciativa da Prefeitura Municipal em trazer a Primeira Exposição Ferroviária. Aconteceu também a Feira de Preços Especiais, vários espetáculos de qualidade no Teatro SESI, o festival de bandas fãs do metal, Santo de Casa, e a Festa das Crianças no Itapuã Clube entre outros eventos.

A Exposição Ferroviária contou com a dedicação da Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont através dos amigos: Milton Andrade, José Raimundo, Joaquim Fernando e Netto. Muito brincalhões, mas não deixavam que a responsabilidade lhes fugisse e estavam sempre a postos para orientações sobre as ferrovias e às máquinas. Como também, abertos às emoções que chegavam pelas lembranças e por relatos de algum visitante. Como Neto, que se arrepiava a cada momento que ouvia o som da Maria Fumaça, durante a exposição que relatou: “Esta exposição teve grandes emoções, mas fiquei mais comovido com aquela senhora, que chorou ao ouvir o apito do trem e o mais interessante, ela nunca andou de trem, mas ele sempre apitava quando passava próximo a casa dela.” O José Raimundo se emociona com facilidade embora sempre contivesse as lágrimas, o que não foi possível quando ouviu a música de Milton Nascimento “Encontros e Despedidas”. Fernando sempre acompanhado de sua esposa relatava o orgulho de ser Ferroviário e mais ainda por ter documentos de seu pai fazendo parte da exposição. Milton, apesar de estar se recuperando de uma operação no joelho, estava em posição estratégica para o bom funcionamento da exposição. Contudo, todos eles admitiam não serem veias que tinham no corpo e nem seriam sangue que corriam por elas, mas uma “malha ferroviária” e “trens” que lhes percorriam pelo corpo.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura contou com diversos parceiros. Em especial, a Secretaria Municipal de Governo, sempre pronta a participar e apoiar eventos culturais.

Parabéns para as Escolas: SESI, Fundação São José, C. E. 10 de Maio, C.E. Buarque de Nazareth e o Pré- Vestibular do Cederj e Santa Terezinha do Menino Jesus, que incentivaram seus alunos a participarem da exposição, inclusive levaram uma pesquisa para fazerem no local. Pais e professores são realmente grandes formadores de opinião. Vimos muitos pais e mães trazendo seus filhos: bonito ver famílias inteiras se emocionarem com a verdadeira viagem que fizeram através das fotografias do universo ferroviário.

Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont, Secretarias Municipais: de Governo, Transporte, Educação e Ação Social.

Hotel Meirelles

Restaurante D’Gust
Site Outra Revista

Colégio Estadual Buarque de Nazareth e sua Fanfarra - Campeã Estadual 2010, que esteve presente à solenidade de abertura na sexta-feira.

Colégio Estadual 10 de Maio.

A Banda de Música do 29º Batalhão da Polícia Militar que fez uma belíssima apresentação ontem às 09 horas. E que não mede esforços para colaborar com os eventos culturais em Itaperuna.

Agradece também a toda a equipe do Departamento Municipal de Cultura e aos amigos, que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização deste evento
.
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.” D. Quixote

.
.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROJETO CIRCUITO DE ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA MINAS-RIO-ESPÍRITO SANTO INCLUI A CIDADE DE RAPOSO - ITAPERUNA.




O Circuito de Encontro de Bandas de Música Minas-Rio-Espírito Santo" uma realização de Niza Drumond, terá início no dia 14 de novembro, em Raposo, bucólico distrito de Itaperuna, com o total apoio do Governo Cláudio Cerqueira Bastos, que entende a importância de projetos como este. No dia 05 de dezembro será a vez de o evento acontecer em Alegre, cuja Prefeitura também apóia a iniciativa.



O belo Projeto de Niza Drumond obteve aprovação do Ministério da Cultura e do Programa Sistema Eletrobras de Cultura 2010.

O programa, criado com a finalidade de ampliar a democratização do acesso aos recursos destinados anualmente ao patrocínio de projetos culturais, chega à sua segunda edição em 2010 e lança, pela primeira vez, um edital integrado, envolvendo as empresas Eletrobras.


Neste ano, o programa apoia as seguintes modalidades: teatro (produção de espetáculos e festivais de teatro), audiovisual (longa-metragem e festivais de cinema) e patrimônio imaterial (manifestações culturais folclóricas).


Entre os 44 projetos habilitados destaca-se o projeto "Circuito de Encontro de Bandas de Música Minas-Rio-Espírito Santo" do segmento Artes Integradas, aprovado no Ministério da Cultura.



PATROCÍNIO

FURNAS - CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

FURNAS entende que a cultura é um componente essencial ao desenvolvimento da sociedade, que forma o tripé sobre o qual se apoia a cidadania de um povo e em se tratando de patrocínio cultural, remetendo-nos às Leis de Incentivo à Cultura e, portanto, para viabilizar a sua participação em projetos culturais faz-se necessária a escolha de um projeto que acompanhe os objetivos sociais desta Companhia.


O Patrocínio Cultural de FURNAS ao projeto Circuito de Encontro de Bandas de Música Minas-Rio-Espírito Santo, foi aprovado em 50%, pela Resolução de Diretoria da Empresa representada por seu Diretor Presidente, Carlos Nadalutti Filho e o Diretor de Gestão Corporativa Luis Fernando Paroli Santos.

O projeto será realizado nas seguintes cidades: Alegre/ES, Guaçuí/ES, Araponga/MG, Carangola/MG, Caratinga/MG, Leopoldina/MG, Bom Jesus do Itabapoana/RJ, Raposo/RJ - Itaperuna.

Caro leitor, ajude na divulgação e participe!!!!

.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"TRÊSNANOITE"- Hoje às 20:03 horas no Auditorio da Fundação São José


O grupo Nativo de Teatro apresentará hoje (14 de outubro), às 20:03 horas, no Auditório da Fundação São José em Itaperuna a peça teatral "TRÊSNANOITE". Segundo Marcelo Costa, líder do grupo, a comédia é divertidíssima. Realmente o trabalho do grupo é sempre imperdível!

O grupo Nativo é de Natividade (RJ), conhecida como “A Atenas do Noroeste Fluminense”, pois tem sua história teatral iniciada em 1879.

O trabalho teatral na cidade originou o que hoje é o “Clube Lítero Esportivo de Natividade” (CLEN) – um dos maiores clubes da região, formou uma biblioteca (que chegou a ter cerca de dez mil livros) cujos volumes mais antigos compõem a atual “Biblioteca Municipal” e teve atuante papel no processo de emancipação do Município.



Para manter acesa a chama da maior tradição de Natividade (o Teatro), o Grupo Nativo de Teatro foi criado em 24 de outubro de 2000.

A seguir um pouco da sua história:

Além de formar, de imediato o “grupo adulto”, na tentativa de renovar as peças e repassar nossos valores culturais, o Grupo cria, em 2001, uma “oficina de teatro infanto-juvenil”, carinhosamente batizada de “Grupo Nativo de Teatro Mirim” e se junta ao “Grupo Jovem CARONA” para a realização do espetáculo teatral “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, que acontece ao “ar livre” nas ruas da cidade e movimenta mais de 100 atores, anualmente, na sexta-feira “Santa”, há quase vinte anos. No dia 26 de maio de 2001, realiza o “I Sarau Cultural Professor Célio Roberto”, no Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat, organizado pelo Grupo para resgatar os encontros culturais realizados em tempos remotos.

Em 1º de agosto de 2002: a fundação oficial, a aprovação do Estatuto e a eleição da Diretoria do Grupo Nativo de Teatro, que a partir de então, de forma mais organizada e legal, busca parcerias para continuar seus trabalhos – a “oficina de teatro infanto-juvenil”, o “Sarau Cultural Professor Célio Roberto” (que em 2009 teve a sua sétima versão), o ‘Presépio Vivo’ (que em 2009 teve sua sétima edição, com duração de 84 horas ininterruptas) e o “grupo adulto” (responsável, desde 2001, pelo espetáculo teatral que acontece na “Hora de Arte”, em Natividade, que, em 2008, teve a sua sexagésima terceira edição) – e fazer com que o Município faça jus, cada vez mais, ao título de “A Atenas do Noroeste Fluminense”.

No ano de 2010, inicia o ‘Ponto de Cultura Projeto Atenas do Noroeste Fluminense’, obtido através de seleção pública, e é desejo de seus integrantes que o feito seja uma semente de transformação de Natividade, através da inclusão cultural, social e digital, afinal, como o grupo gosta sempre de frisar “todo cidadão deve ser o protagonista de sua história”.

Então... Hoje, no Auditório da Fundação São José, a partir das 20:03 horas... não percam... é diversão certa!

.

domingo, 10 de outubro de 2010

Exposição Ferroviária no C. E. 10 de Maio / Realização Prefeitura Municipal de Itaperuna


Clique nas fotos para ampliar.



Participe você também da 1ª Exposição Ferroviária em Itaperuna O Departamento de Cultura de Itaperuna, através do Site Outra Revista, lembra a todos que a exposição continua neste domingo e segunda-feira na Quadra do Colégio Estadual 10 de Maio das 9 às 20 horas. Hoje a partir das 17 horas, o músico Luis Marcelo de Cerqueira Gomes, fará uma participação especial com um show ao teclado.

Itaperuna agradece a participação, a atenção, o carinho e todo o apoio dado pelos senhores Milton Andrade, José Raimundo, Joaquim Fernando e Netto, da cidade de Santos Dumont, Minas Gerais.

O objetivo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer em trazer uma exposição desse porte, em primeiro lugar, é a preservação da memória cultural ferroviária, da história das Ferrovias, das Estações, das Locomotivas e das lembranças que existem em nosso imaginário, e também tem o interesse em resgatar este tipo de transporte, uma vez que existe um grande movimento de revitalização ferroviária em nosso país.

O Prefeito Cláudio Cerqueira Bastos,ferroviário no passado, tem muito interesse na preservação do patrimônio histórico-cultural do município, sendo assim as Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Planejamento trabalham unidas no intento de viabilizar a reforma da antiga Estação Ferroviária de Retiro do Muriaé - 5° Distrito e transformá-la num dinâmico Centro Cultural.

A Secretaria Municipal de Cultura pretende criar o Primeiro Museu de Itaperuna, desta vez na antiga Estação Ferroviária de Comendador Venâncio Garcia. E num segundo momento, batalhar para a revitalização da linha férrea entre as Estações de Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé e posteriormente até a Estação Cândido Fróes.

É interessante lembrar que O Distrito de Raposo, importante estância hidromineral, localizado próximo a Comendador Venâncio, proporcionaria, assim, um bucólico passeio turístico aos seus inúmeros turistas. A idéia do audacioso “Projeto Maria Fumaça” é, além de perpetuar a história e as características culturais do povo itaperunense, possibilitar a Itaperuna e à Região Noroeste Fluminense amplos benefícios culturais, educacionais, econômicos e turísticos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.

Em conversa com nossa equipe, a Diretora de Cultura Elizabeth Vitória Rezende lembrou a importância dos apoiadores culturais:

Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont, Secretarias Municipais: de Governo, Transporte, Educação e Ação Social.

Hotel Meirelles

Restaurante D’Gust.

Colégio Estadual Buarque de Nazareth e sua Fanfarra - Campeã Estadual 2010, que esteve presente à solenidade de abertura na sexta-feira.

Colégio Estadual 10 de Maio.

A Banda de Música do 29º Batalhão da Polícia Militar que fez uma belíssima apresentação ontem às 09 horas. E que não mede esforços para colaborar com os eventos culturais em Itaperuna.

Agradece também a toda a equipe do Departamento Municipal de Cultura e aos amigos, que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização deste evento
.
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.” D. Quixote

.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Final de Semana no SESI Itaperuna O Decote 08/10 e Usufruto 09/10




Temporada das Artes apresenta “O Decote”
Oficina de Teatro composta por colaboradores do Sistema FIRJAN

O espetáculo remete à década de 50, onde uma partida decisiva de um Fla x Flu, entre outros confrontos no dia a dia dos bairros cariocas, se desenrola e revela o que há de mais sublime em nossos cotidianos.
Uma paródia da obra de Nelson Rodrigues, escrita em oito esquetes.

Ficha Técnica: Companhia Atores de Laura

Data: 08 de outubro
Horário: 20 horas
Classificação: 14 anos
Entrada Franca.
Evento sujeito a lotação e por ordem de chegada




Usufruto

A história se passa num apartamento à venda. Encontram-se uma mulher de 50 anos - bela, sedutora e debochada - e um jovem e promissor arquiteto - entusiasta, conservador e sonhador.
Enquanto disputam a compra do imóvel, ela propõe um jogo da verdade, no qual o perdedor desiste.

Ficha Técnica:
Texto: Lúcia Veríssimo
Elenco: Lúcia Veríssimo E André Fusko
Direção: José Possi Neto
Assistente De Direção: Eduardo De Saothiago
Produção Executiva: Cristina Prochaska
Direção De Produção: Lúcia Veríssimo

Data: 09 de outubro
Horário: 21 horas
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)

Veja mais sobre "USUFRUTO" numa postagem anterior

Centro cultural na Itália tem arte até na construção




Centro cultural italiano tem edifício futurístico


Por Casa e Jardim Online

Não é preciso nem entrar neste centro cultural italiano para começar a ver obras de arte. A arquitetura do próprio prédio, que se chama Palazzo Boglietti, já é quase uma escultura. Os traços modernos remetem a discos voadores de ficção científica. O projeto é do arquiteto italiano Alberto Rizzi.

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI175266-16938,00-PREDIO+OU+DISCO+VOADOR.html

.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Porciúncula Celebra 25º Encontro do Purilandense Ausente




O distrito de Purilândia, no município de Porciúncula estará em festa, no próximo fim de semana (dias 08, 09, 10 e 12) para celebrar o 25º Encontro do Purilandense Ausente e Amigos, que é realizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Purilândia (ASPUR), com apoio da Prefeitura de Porciúncula.

A abertura acontece na sexta-feira (08/10), mesma data em que a banda Cidade Mídia se apresenta. O show que encerra a 1ª noite de festejos fica por conta da banda Guadalarrara Rock Clube.

No sábado (09/10), tem futebol, missa e a solenidade de homenagem ao Purilandense Ausente. A principal atração da noite é o show da dupla Junior & Gustavo, sensação da região.

Já no domingo (10/10), a programação tem início com o encontro de cavalgada, prossegue com concursos de marcha e de laço, encontro de motociclistas, 1º encontro de carros de som e chega ao ponto alto com o agito comandado por Beto Cauê.

O encerramento dos festejos será na terça-feira (12/10), feriado nacional, quando acontece missa, apresentação do Cine Clube Porciúncula e procissão em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Fonte: Decom - Porciúncula

.

Usufruto no SESI Itaperuna com Lúcia Veríssimo e André Fusko






"USUFRUTO,


de Lúcia Veríssimo, é um espetáculo de idéias, construído com uma dramaturgia cuidadosamente burilada e uma encenação, assinada por José Possi Neto, que nos remete a intimidade desse encontro inesperado entre um homem e uma mulher desconhecidos num apartamento vazio. A peça, numa empreitada inovadora, fez uma temporada de cinco meses no Teatro FAAP, em São Paulo e ao mesmo tempo numa turnê por várias cidades do Brasil. Mantendo, durante esse período, dois cenários e duas equipes.

José Possi Neto em sua meticulosa direção apresenta o texto de uma forma envolvente, extraindo o melhor dos atores, criando um espetáculo sedutor e instigante, levando o suspense até a última cena.

Lúcia Veríssimo, atriz conhecida por seu talento e popularidade traz em seu perfil pessoal a adequação ao personagem, e o fato de ser a autora do texto, dá a certeza de que cada palavra, cada inflexão e cada intenção serão transmitidos ao público com perfeição. Seu personagem sedutor domina a cena, manipula as emoções do outro, usa sem pena sua inteligência e experiência, guardando até o final seu dolorido segredo e colocando em dúvida os conceitos que contundentemente defende no decorrer de toda a peça.

André Fusko cria um personagem sutil, sensível, aproveitando todas as nuances e comicidade propostas no texto, que ao mesmo tempo se diverte e sofre, se rebela e se fragiliza ao serem questionados todos os seus ideais. Ele termina o jogo crivado de dúvidas, mas provavelmente estas irão ajudá-lo a construir uma vida mais verdadeira. “O dia vindouro ensina ao dia precedente” (Píndaro). Ele perde ou ganha o jogo proposto e também um sonho? Ele sai de cena sem perceber de imediato a extensão do jogo no qual entrou.


USUFRUTO é um espetáculo que reúne um bom texto nacional, um diretor respeitado, atores conhecidos, cenário, iluminação e figurinos de extrema qualidade. É um espetáculo de excelência que se propõe a aliar o entretenimento à reflexão."


Saiba mais no site: http://www.luciaverissimo.com.br/usufruto/


Neste sábado, dia 09 de outubro de 2010
Se apresentam no SESI Itaperuna
às 21 horas
A classificação é 16 anos

A Entrada é R$15,00(Inteira)
e R$7,50(Meia - Sócops SESI Clube, terceira idade e estudantes)

Ficha Técnica:
Texto: LÚCIA VERÍSSIMO
Elenco: LÚCIA VERÍSSIMO e ANDRÉ FUSKO
Direção: JOSÉ POSSI NETO
Assistente de direção: EDUARDO DE SAOTHIAGO
Cenógrafo: JEAN-PIERRE TORTIL
Iluminação: JOSÉ POSSI NETO
Visagismo: MARLENE MOURA
Fotos: JAIRO GOLDFLUS
Assessoria de Imprensa: IVONE KASSU
Assessoria de malling: DEL CAST – DENISE DEL CUETO E CLAUDIA GUTIERRES
Produção Executiva: CRISTINA PROCHASKA
Direção de Produção: LÚCIA VERÍSSIMO



.

Palestra de Lançamento do Livro "A Droga do Amor" - Zeca Fonseca - FSJ - Itaperuna

Clique na foto para ampliar.



A Prefeitura Municipal de Itaperuna através da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Fundação São José receberá no próximo dia 13 de outubro o escritor carioca Zeca Fonseca, filho do escritor Rubem Fonseca, para uma palestra de lançamento do seu 2º romance “A Droga do Amor”. O evento acontecerá às 18 horas, no Auditório da Fundação São José e contará com a participação dos professores e alunos do Curso de Psicologia da FSJ.


Zeca Fonseca, é fotógrafo, além de escritor. Seu primeiro romance “O Adorador” foi lançado em junho de 2007 e conquistou muitos leitores com sua escrita ágil e arrebatadora. No início de sua vida profissional trabalhou em cinema como assistente de câmera e still (fotógrafo de cena). Depois, de 1980 a 2001, dedicou-se ao jornalismo, transitando pelos principais jornais e revistas do Brasil.


De 2002 até hoje, enveredou no mundo das artes plásticas usando a fotografia como único meio de expressão. Até hoje realiza exposições individuais e coletivas.
Em Pandemonium, segundo romance de Zeca Fonseca, encontramos o relato das aventuras de um homem pelo submundo da zona sul carioca, tentando esquecer uma mulher. A dor de um amor platônico, e depois o sofrimento por ver a mulher que tanto ama desejando seu amigo é a base da trama. Após o casamento dos dois, ele se afasta e afunda no universo das drogas de uma elite decadente. Anestesiando sua decepção em álcool e cocaína, conhece mulheres na noite da cidade do Rio de Janeiro do final dos anos 1980, e se envolve a tal ponto que não enxerga mais saída para aquele labirinto vicioso.

Existirá uma tênue luz no final daquele túnel onde o protagonista se arrasta?

Você não ficará indiferente depois de ler esta história recheada de surpresas.

Participe da palestra, conheça o autor e a obra e boa leitura!!!

.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Animais de Raça Guzerá são destaque na expo de Muriaé

Exposição de Muriaé: vacas Guzerá participantes do 1º Torneio Leiteiro Oficial de Muriaé.

O gado zebuíno despertou a curiosidade e atenção do público presente na 55ª Exposição Agropecuária de Muriaé, que aconteceu entre os dias 02 a 07 de setembro de 2010 onde ocorreu a primeira edição do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas Oficiais.

A raça zebuína Guzerá surpreendeu o público devido a sua grande estrutura corporal, úberes perfeitos e grande produção leiteira. A raça estava presente com nove animais representando-a, sendo cinco novilhas e quatro vacas, obtendo as maiores produções leiteiras entre as raças zebuínas.



Vânia, Grande Campeã do Torneio Leiteiro, produziu média acima de 34 Kg/leite/dia.

A vaca Vânia, grande Campeã, pertencente ao criador Wemerson Amaro Coura, de Muriaé, produziu média de 34,08 quilos de leite ao dia, com o pico de 40,36. Este resultado está entre as quatro maiores marcas do ano na raça. O animal mostrou o grande potencial do Guzerá para melhorar o ganho leiteiro na região, apresentando bom temperamento, úberes perfeitos e muita capacidade de produção.

Wemerson Amaro Coura, proprietário do Guzerá, vem há cinco anos selecionando a raça para leite e carne. Hoje participa de exposições em todo o Brasil e já vendeu em leilões de Uberaba e Governador Valadares.

O criatório há pelo menos quatro anos faz transferência de embrião e fertilização invitro, realiza aferição oficial de leite de todas as suas matrizes e participa do programa de melhoramento animal da ABCZ. Hoje produz animais de alto valor genético e oferece esta qualidade permanentemente na fazenda.

O Guzerá, raça zebuína é considerada de dupla aptidão. Produz animais pesados com excelente desenvolvimento e boa habilidade materna. Algumas linhagens mais selecionadas para produção de leite mostram altas lactações. Nos cruzamentos para leite imprimem padronização de pelagem, bom sistema mamário e muita precocidade sexual.
A raça atrai cada vez mais interessados, tanto no gado puro quanto nos touros para produção de animais cruzados. Aliás, algumas novilhas Guzolando, fruto do cruzamento do Guzerá com a raça Holandesa também estiveram presentes no galpão, de propriedade de Odilon Carvalho e do próprio Wermerson Coura, demonstrando muita rusticidade e tipo leiteiro com grande desenvolvimento corporal.

Na Exposição agropecuária aconteceu uma grande reunião de criadores de Guzerá. Estiveram presentes criadores de Governador Valadares, Belo Horizonte, Leopoldina e Laje do Muriaé. Foram organizadas visitas nos criatórios da região e uma grande confraternização. O grupo já iniciou os preparativos para a edição de 2011, ainda mais grandiosa.



Criadores de Guzerá de várias regiões e, visita à Fazenda 5 Barras, em Laje do Muriaé, de Walter Rocha Pereira.



Fonte: Gazeta de Muriaé, sexta-feira, 24 de setembro de 2010, pág. 9
.

XX Feira do Livro Espírita

Clique no cartaz para ampliar.
.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

I Festival Internacional de Violão da UFRJ com participação de Adler Tatagiba.


"Curso da UFRJ completa 30 anos

e reúne mestres do violão"


O evento é gratuito e aberto ao público. Inscrições para certificados e participação nas aulas magistrais como executante devem ser feitas até o dia 04 no Setor Artístico.


Escrito por Maria Celina Machado
Sex, 01 de Outubro de 2010 00:00


"Consagrados pela crítica e por especialistas do mundo inteiro, craques do violão de vários países têm um encontro marcado na Escola de Música (EM) da UFRJ, de 04 a 09 de outubro. O evento marca os 30 anos de um dos primeiros cursos do instrumento na universidade brasileira. O pioneirismo é resultado do convite feito, em 1980, pelo professor, maestro e compositor Ricardo Tacuchian a ninguém menos que Turíbio Santos – na época já um dos melhores e mais disputados concertistas do País. A nova cátedra abriu espaço para que o popular e então discriminado “instrumento de seresta” entrasse também na academia, espalhando-se pelo Brasil e chegando até os doutorados."


Leia mais e a programação no site:

Música Violão UFRJ

.

sábado, 2 de outubro de 2010

1º Conselho Brasileiro da Dança Guacuí - ES - 16 e 17 de outubro de 2010


Clique no cartaz para ampliar.
Escreva para o e-mail:
ou telefone: (27) 9237 - 8483
e faça sua inscrição.
1º CBDD Guaçuí - ES
16 e 17 de Outubro de 2010
.

2ª Tarde de Memórias Itaperuna - 30 de setembro de 2010 -





A 2ª Tarde de Memórias, nesta última quinta-feira de setembro, na
Sala de Cultura- Espaço das Artes mais uma vez emocionou os presentes: autoridades, comunidade, familiares e amigos dos artistas homenageados com a certeza de que Itaperuna é feita de uma gente apaixonada e apaixonante, capaz de criar o belo através da música, da pintura, das letras, da arte, enfim.

Um momento único de recordações, música e poesia, num desejo de perpetuar a história cultural da cidade de Itaperuna. Onde a emoção se torna viva na voz dos homenageados ou dos parentes dos mesmos, não tem pagamento maior para o artista do que o reconhecimento de sua existência, pois assim ele se faz eterno.

Todas as homenagens para:

Tupy Jazz, banda formada em 1940 no Distrito de Comendador Venâncio e que tinha como integrantes os músicos Cláudio Cerqueira Bastos (Sax Tenor), Orlando Tupini (Trompete), João Ligiero (Banjo), Pedro Gama (Bateria), José Tupini (SaxHorn) e Hélio Tupini (Trompete).

CAIO BUARQUE DE NAZARETH

CORDÉLIA CATHARINA TINOCO

ELISA GUIMARÃES

TADEU FERNANDES

GERALDO GUIMARÃES

ANNA MARIA DE CERQUEIRA GOMES

JOSINO DUTRA BOTELHO –

JOSÉ AGUINALDO DE PAULA

RICARDO MARCOS

TEREZINHA RANGEL

VÁLBER MEIRELES

MARIA LUIZIA DE CERQUEIRA RABELO


Em declaração emocionada a Diretora de Cultura Elizabeth Vitória Rezende fez a colocação: “A equipe da Secretaria de Cultura de Itaperuna se alegra com a presença, a atenção e o carinho de todos: homenageados, familiares, colaboradores e da idealizadora do projeto Claudete Cerqueira. Em cada detalhe, a amizade está presente... nos belos arranjos de flores do Carlos, no apoio da Musiart e da House Music, da FUNITA, na mesa de café preparada com desvelo por muitas mãos amigas... O vídeo com fotos da 1ª Tarde e toda a cobertura do evento (Marco Vídeo Produções) e a total parceria das Secretarias: Ação Social, Educação, Turismo e de Governo, pois sonho que se sonha junto se torna realidade!”









.
.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Com Talentos numa Festa de Arromba e A Noite Perfeita com Leoni no SESI Itaperuna









No último final de semana, 24 e 25 de setembro, o SESI ofereceu mais um presente musical, cheio de talento e sensibilidade, a Itaperuna: Shows da Banda de Talentos Internos da Firjan com a “Temporada das Artes”, que também tem como parte o Grupo de Teatro que voltará a se apresentar dia 08/10 neste mesmo teatro com a peça O Decote, mas esse show foi uma volta ao passado com a Jovem Guarda revivendo momentos de renovação inserida em todo contexto da juventude com a ânsia de mudar o mundo fazendo uma Festa de Arromba, com direito a comemoração de aniversário e culminando numa celebração à Vida.


No dia seguinte, Leoni num espetáculo envolvente e cheio de romantismo deixando os homens se perceberem eternos Garotos diante das mulheres. Com ótimos músicos na banda, fica difícil de descrever, pois a beleza não é para ser descrita, mas vivida e a melhor maneira de comprovar isso é indo aos shows e vivenciar cada momento.


Também conheça o Site de Leoni: http://www.leoni.com.br/ e baixe músicas dele, pois ele interage com os fãs de diversas maneiras: escolhas das músicas para os shows, downloads, está sempre no tweeter e etc...

Postaremos mais fotos.


.